O Primeiro Homem/Universal Pictures/Reprodução // A Favorita/Element Pictures/Reprodução // Green Book - O Guia/DreamWorks/Reprodução

Filmes

Notícia

Oscar 2019 | As maiores surpresas

Cerimônia aconteceu no último domingo (24)

25.02.2019, às 02H42.

Academia de Artes e Ciências Cinematográficas celebrou o Oscar 2019 no último domingo (24) e, embora a cerimônia tenha tido momentos bastante previsíveis, como a vitória de "Shallow" como Melhor Canção Original, a noite também teve suas surpresas. A primeira delas definitivamente foi a derrota de Vingadores: Guerra Infinita na categoria Melhores Efeitos Visuais.

A vitória do Marvel Studios parecia garantida, dado o nível do trabalho de criação tanto do vilão Thanos e da Ordem Negra, quanto das próprias ambientações do filme. No entanto, a cinebiografia de Neil Armstrong, O Primeiro Homem, levou a melhor.

A escolha de Olivia Colman como a Melhor Atriz do ano também pegou muita gente desprevenida, inclusive a própria ganhadora. Durante toda a temporada de premiações, a performance de Gleen Close em A Esposa foi muito elogiada, ganhando o prêmio do Sindicato dos Atores de Hollywood, o SAG Awards. No seu discurso de agradecimento, Colman se declarou fã de Close e brincou com a situação: "não era assim que eu queria que as coisas acontecessem".

Porém, talvez o momento mais surpreendente da noite tenha sido a vitória de Green Book - O Guia. Mesmo com uma campanha envolta em polêmicas - a família de Don Shirley afirmou que relacionamento retratado no longa nunca existiu; descoberta de comentários antigos ofensivos do roteirista Nick Vallelonga -, o filme bateu os favoritos Roma, Bohemian Rhapsody e Pantera Negra e saiu com o principal prêmio da noite.