Cynthia Addai-Robinson em cena de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder (Reprodução)

Séries e TV

Artigo

O Senhor dos Anéis tem 5º episódio agitado para preparar reta final

Série deixa tudo encaminhado para os três episódios conclusivos da temporada

23.09.2022, às 07H00.

ATENÇÃO: Spoilers de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder a seguir!

Após duas semanas em que deixou algumas subtramas para trás em favor de outras, O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder volta a pisar no acelerador com todas as suas linhas narrativas no 5º episódio, intitulado “Partings” (“Separações”). Reflexão, sem dúvida, da proximidade do fim da temporada, que terá oito capítulos ao todo.

“Partings” trabalha duro para colocar todos os personagens nas posições em que eles precisam estar para o terceiro ato de Os Anéis de Poder, e isso significa que ele é um episódio menos considerado, menos preocupado com o desenvolvimento de uma temática coesiva entre as histórias. É a série do Prime Video colhendo os frutos da confiança que conquistou nas semanas anteriores, e nos pedindo um pouco de paciência para saber qual será sua jogada final.

Apesar de algumas decisões e viradas de trama pouco justificadas, que perdem um pouco de vista a natureza dos personagens e privilegiam a conveniência da trama, é difícil desgostar de Os Anéis de Poder quando ela já construiu tão ricamente o seu universo, e continua entregando poesia visual todas as semanas.

Confira o que rolou no capítulo:

Ameaça ou amigo?

Bridie Sisson em cena de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder (Reprodução)

Sumidos no episódio passado, Nori (Markella Kavenagh) e o Estranho (Daniel Weyman) abrem “Partings” com uma conversa complicada sobre a diferença entre amigos e inimigos. Enquanto a harfoot e sua família migram com a ajuda do Estranho, percebemos que ele está começando a falar frases completas e se integrar melhor no novo ambiente.

Isso até Nori e cia. se verem em uma mata perigosa, onde encontram os terríveis lobos gigantes da Terra-Média. A harfoot é salva mais uma vez pelo Estranho, que joga um lobo para longe e usa um golpe poderoso, no qual dá um soco na terra e produz uma onda de magia pela floresta, para afastar a sua matilha. 

No processo, no entanto, o Estranho parece machucar o braço - e, quando Nori tenta ajudá-lo, ele já está tentando se curar com magia. A harfoot toca o braço do seu amigo enquanto ele está nesse processo, permitindo que ela tenha rápidas e perturbadoras visões. Depois disso, ela sai correndo para longe - o fim de uma amizade?

Se for o caso, será péssimo timing, porque o episódio 5 de Os Anéis de Poder também traz (finalmente!) uma cena dos trailers que causou polêmica entre os fãs: a introdução da misteriosa personagem de Bridie Sisson, que aparentemente está caçando o Estranho.

Ainda não sabemos o nome dela, mas a vemos investigando o local onde o personagem caiu de seu cometa.

Você é Sauron, não é?

Nazanin Boniadi em cena de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder (Reprodução)

No sul da Terra Média, Bronwyn (Nazanin Boniadi) assume de vez um papel de liderança entre os humanos refugiados, advogando que eles permaneçam na torre élfica onde encontraram abrigo e lutem contra Adar (Joseph Mawle) e seus orcs. No entanto, o maléfico Waldreg (Geoff Mortell) tem outros planos, e convence metade dos homens a segui-lo de volta ao vilarejo, onde planeja se entregar a jurar lealdade ao elfo.

Quando o contingente de Waldreg chega lá, no entanto, e ele revela sua devoção ao líder que acredita ser a nova encarnação de Sauron, Adar parece furioso. Embora não negue ser o antigo lorde das trevas, ele ataca o estalajadeiro e o apresenta com uma prova final de lealdade: matar um dos adolescentes que o seguiu até lá.

De volta a torre, um arrependido Theo (Tyroe Muhafidin) conta à mãe e a Arondir (Ismael Cruz Córdova) que esteve escondendo a espada de Sauron. É quando o elfo encontra uma marca semelhante àquela do artefato dentro da torre, e avisa a Bronwyn que o objetivo de Adar e dos orcs é “abrir uma porta” para um mundo sombrio.

Elfos trapaceiros

Benjamin Walker em cena de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder (Reprodução)

A visita do anão Durin (Owain Arthur) a terras élficas finalmente revela o segredo em torno da parceria entre as raças: após um climão durante o jantar, o rei Gil-galad (Benjamin Walker) confessa a Elrond (Robert Aramayo) que o “enviou” a Khazad-dûm com o objetivo escondido de descobrir mais sobre o metal descoberto pelos anões, o mithril.

Galad acredita que o minério está impregnado da luz dos Valar, necessária para a sobrevivência dos elfos, e mostra a Elrond que a árvore sagrada da espécie está se contaminando com um misterioso apodrecimento. O rei até confessa que mandar Galadriel (Morfydd Clark) embora da Terra-Média foi uma tentativa de parar o apodrecimento, “eliminando o último vestígio da antiga guerra”.

Indisposto a continuar enganando o seu amigo, no entanto, Elrond admite tudo para Durin no caminho de volta para Khazad-dûm. Após descobrir que o destino de toda a espécie élfica está em suas mãos” (frase que ele pede para Elrond repetir várias vezes), o príncipe aceita ajudar Elrond, mas acrescenta que eles ainda precisam convencer seu pai, o rei.

Enfim, a caminho

Cena de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder (Reprodução)

A porção do episódio ambientada em Númenor fez crônica das últimas idas e vindas antes da partida definitiva da rainha Míriel (Cynthia Addai-Robinson) com os seus soldados, levando Galadriel e Galbrand (Charlie Vickers) a reboque, em direção à Terra Média para ajudar os homens do sul em sua luta contra Adar e os orcs.

Entre as reviravoltas, Isildur (Maxim Baldry) conseguiu um lugar nos navios após salvar Kemen (Leon Wadham), o filho rebelde do cônsul Pharazôn (Trystan Gravelle), de uma explosão. O fato é que o filho do diplomata estava tentando boicotar a expedição, uma vez que ele e sua namorada Eärien (Ema Horvath), irmã de Isildur, não concordavam com a decisão de partir para a guerra.

Convencer Halbrand a ir nessa aventura também não foi fácil, uma vez que ele repete no começo do episódio a sua relutância em clamar a coroa que lhe pertence. Galadriel se abre para o novo amigo na noite antes da partida, declarando que não consegue mais se distinguir do mal que combate”, e que o único jeito de acabar com isso é aniquilando Sauron e seus possíveis seguidores de vez. 

A conversa parece convencê-lo, porque o episódio acaba com três navios de Númenor partindo em direção à Terra-Média.