Elrond (Robert Aramayo) em cena de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder (Reprodução)

Créditos da imagem: Elrond (Robert Aramayo) em cena de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder (Reprodução)

Séries e TV

Artigo

O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder reavalia alianças em 4º episódio sombrio

Introdução do vilão Adar e desenrolar de trama de Galadriel marcam o capítulo

Omelete
4 min de leitura
16.09.2022, às 08H53.
Atualizada em 16.09.2022, ÀS 11H39

ATENÇÃO: Spoilers de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder a seguir!

O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder se permitiu viajar por águas mais turvas no seu quarto episódio. Se, na semana passada, a série versou sobre a necessidade das conexões humanas, aqui ela questiona quão genuínas são essas conexões, e o que acontece quando não nos permitimos confiar uns nos outros.

Intitulado "The Great Wave", o capítulo repete a fórmula do anterior ao deixar de lado algumas das subtramas estabelecidas pela série e se focar em outras: dessa vez, não vemos a harfoot Nori (Markella Kavenagh), mas voltamos a acompanhar o elfo Elrond (Robert Aramayo) em seu envolvimento com os anões.

Enquanto isso, a série entrega o prometido pelo gancho da semana passada ao introduzir um novo vilão, e empurra a trama de Galadriel (Morfydd Clark) até um ponto de quebra definitivo - tudo novamente sob o olhar cuidadoso da direção de Wayne Yip, confirmando-se como um melhor condutor para Os Anéis de Poder do que J.A. Bayona.

Confira abaixo o que aconteceu no capítulo:

Uma decisão real

Cena de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder (Reprodução)
Cena de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder (Reprodução)

Em Númenor, Os Anéis de Poder se permitiu um foco maior na rainha regente Míriel (Cynthia Addai-Robinson). O capítulo começa com um pesadelo da monarca, que vê a árvore élfica da Corte de Númenor perdendo suas folhas enquanto uma onda gigante destrói a cidade - evento que realmente ocorre na mitologia de Tolkien, afundando Númenor para sempre.

Depois, Míriel tem uma audiência com Galadriel, que pede a ajuda dela para salvar os homens do sul da Terra-Média do avanço de Sauron. A elfa, no entanto, é rejeitada e presa quando ousa pedir para ver o rei, pai de Míriel, que há anos vive enclausurado em uma torre.

É claro que nossa protagonista acaba escapando da prisão e invadindo a tal torre, apenas para descobrir Míriel cuidando de seu pai, um homem já bastante velho e com poucas faculdades mentais. A rainha-regente mostra para a elfa uma palantír (nome dado às "bolas de cristal" especial do universo de Tolkien) que prenuncia a destruição de Númenor, uma profecia que começa com a chegada de Galadriel à ilha.

Quando a rainha decide mandar a elfa embora, no entanto, a árvore sagrada começa a perder suas folhas. Assustada pelo prenúncio trágico, Míriel volta atrás e decide reunir um exército para ajudar Galadriel em sua missão - contingente que incluíra Isildur (Maxim Baldry), que perdeu seu lugar entre os marinheiros de Númenor; e a própria Miriel, que partirá para a Terra-Média ao lado da elfa.

Uma descoberta importante

Cena de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder (Reprodução)
Cena de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder (Reprodução)

Enquanto isso, o projeto de parceria entre os elfos e os anões está indo muito bem, obrigado. Mesmo assim, Elrond está desconfiado que seu amigo príncipe Durin (Owain Arthur) está escondendo algo dele - e, após um pouco de investigação, o elfo encontra uma passagem secreta que o leva a um projeto de mineração clandestino.

Durin o faz jurar segredo antes de contar que os anões descobriram um novo metal, batizado de mithril. Fãs de Tolkien conhecem bem a substância, principalmente por ser o componente principal do colete protetivo brilhante usado por Bilbo e Frodo em O HobbitO Senhor dos Anéis, respectivamente.

A extração do metal é perigosa, no entanto, e a mina clandestina desmorona, quase matando os amigos de Durin que estavam ajudando-o no projeto, que não havia sido aprovado pelo rei (Peter Mullan). Após uma conversa dura com o filho, o monarca pede para Durin ir com Elrond até Lindon, a capital dos elfos, e descobrir se eles estão escondendo algo.

Um temível vilão

Cena de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder (Reprodução)
Cena de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder (Reprodução)

No sul da Terra-Média, o heróico elfo Arondir (Ismael Cruz Cordova) finalmente conhece Adar (Joseph Mawle), o líder dos orcs engajados na busca por alguma espécie de arma ou artefato. Descobrimos que o vilão é, também, um elfo, com metade do rosto queimado e desfigurado - e que ele pretende destruir os homens do sul caso eles não aceitem rendição e submissão completa às suas ordens.

Para entregar a mensagem, ele liberta Arondir e o envia até a torre élfica onde sua amada Bronwyn (Nazanin Boniadi) e o restante dos homens estão refugiados. E ainda bem que ele fez isso, porque Arondir passa pelo antigo vilarejo bem a tempo de salvar o filho de Bronwyn, Theo (Tyroe Muhafidin), do ataque de um dos orcs.

Por falar em Theo, ele se vê nessa enrascada porque desobedece a mãe e decide ir até o vilarejo procurar comida para os refugiados. Por lá, ele e um amigo são confrontados pelos orcs, e Theo usa a misteriosa espada gravada com o símbolo de Sauron para se defender - acontece que isso só faz os malvadões ficarem ainda mais interessados nele, uma vez que o artefato é importante para a missão que estão desempenhando.

Nos momentos finais do episódio, o estalajeiro Waldreg (Geoff Morell) resolve conversar com Theo, se revelando ele mesmo um adorador de Sauron, e dizendo que os dois devem estar preparados para o retorno do seu lorde. Waldreg menciona uma estrela cadente que prenunciou a volta do vilão... será que ele está falando da mesma que trouxe o misterioso amigo de Nori para a Terra-Média?

Só sintonizando semana que vem para descobrir!

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.