Música

Artigo

O Rei Leão | O que significa o canto africano em "Ciclo Sem Fim"

Letra foi escrita pelo músico e produtor sul-africano Lebo M.

23.11.2018, às 12H31.
Atualizada em 15.07.2019, ÀS 14H06

Com o explosivo trailer do novo O Rei Leão, o mundo relembrou aquele icônico começo do desenho de 1994, que abre com um canto africano do início da faixa "Circle Of Life", ou "Ciclo Sem Fim", que todo mundo adora cantar, sem fazer a menor ideia do que significa. 

A faixa é de Elton John, mas o canto que abre o filme foi encomendado por Hans Zimmer ao músico e produtor sul-africano Lebo M., que escreveu a letra baseado na sinopse do filme, e soube apenas que era a história de um pequeno leão que perde seu pai de modo trágico, e precisa aprender a ser rei. Com isso, Lebo escreveu os versos "Nants ingonyama bagithi Baba Sithi uhm ingonyama/ Nants ingonyama bagithi baba/ Sithi uhhmm ingonyama/ Ingonyama/ Siyo Nqoba/ Ingonyama/ Ingonyama nengw' enamabala". Escrita em Zulu, a letra significa algo como [via Genius"Aqui vem o leão que será rei, pai. Sim, é um leão. Um leão. Vamos conquistar. Um leão e um leopardo vêm para este lugar aberto". 

No documentário de making-of do desenho, Zimmer fala sobre o significado da abertura e da parceria com Lebo: "A primeira coisa que você ouve no filme é meu amigo Lebo M. fazendo um canto africano lindo. A abertura foi como pedir uma licença, para mostrar que você não está mais em Kansas depois disso". Ainda, o compositor explicou que o músico ainda serviu no projeto como um consultor dos temas africanos. Segundo Zimmer, Lebo acompanhava a produção e aconselhava de vez em quando: "isto não é muito africano"

O produtor executivo Thomas Schumacher explicou o significado do canto: "Este filme foi traduzido para 32 línguas diferentes, mas não importa em que língua você assista, é Lebo que começa com o canto em Zulu, enquanto o sol nasce. Isto ficou como um marco da qualidade africana do filme".