Neon Genesis Evangelion/Reprodução

Séries e TV

Artigo

Evangelion | Por que você deveria assistir ao anime clássico na Netflix

Robôs gigantes, depressão e filosofia em um pacote completo

21.06.2019, às 10H26.
Atualizada em 04.07.2019, ÀS 17H43

Seja Cowboy Bebop ou Cavaleiros do Zodíaco, encontrar formas legais de assistir animes clássicos é um pesadelo: ainda que haja interesse do público, a aquisição dos direitos geralmente é uma bagunça, além de ser custosa e demorada. Até pouco Neon Genesis Evangelion era um desses. Mesmo tendo sido transmitido mais de uma vez no Brasil, era impossível encontrá-lo em plataformas digitais ou até em home video. Felizmente a Netflix entrou para dar uma força, e agora relançou toda a série clássica (e também suas duas continuações em filme) no seu catálogo. Mais do que nunca essa é a hora perfeita para conhecer - ou então redescobrir - a obra de Hideaki Anno.

Originalmente iniciado no Japão como mangá a partir de 1994 e, um ano depois, continuado nas telinhas, Neon Genesis Evangelion acompanha uma cidade futurista chamada Tokyo-3 que se vê novamente a beira de destruição após impiedosos ataques de criaturas monstruosas, chamadas de Anjos. Para combatê-las, a organização NERV recruta jovens pilotos que consigam se sincronizar com robôs gigantes. O protagonista Shinji Ikari é um desses recrutas mas, para efetivamente salvar o mundo, precisará lidar com seus traumas e decepções - tarefa quase impossível quando a organização em questão é comandada por seu pai, que o abandonou ainda quando criança.

Ainda que seja repleto de batalhas e robôs gigantes, é bom esclarecer que o anime não dá tanto foco para isso - e é daí que surge a decepção de muitos com a franquia ao longo dos anos. Ao invés disso, Evangelion discute a condição humana em meio ao caos e desespero, explorando o papel da angústia e sofrimento interno na tomada de decisões cruciais - e como a conexão com outras pessoas pode ajudar (ou então condenar) esse processo. Isso significa que frequentemente a série intercala episódios de destruição frenética com alguns mais silenciosos e contemplativos. Portanto é preciso medir as expectativas de acordo.

Muitas das críticas que o seriado recebe desde sua introdução e sucesso vêm do fato de que a escrita de Anno e a produção da adaptação frequentemente beiram a pretensão. Enquanto isso realmente pode ser comprovado vez ou outra, com passagens desnecessariamente introspectivas, o saldo ainda é muito positivo - especialmente em 2019, era em que a televisão é repleta de tramas sensíveis e surreais, estreladas por personagens complexos e difíceis. Nessa perspectiva moderna, Shinji Ikari é um prato cheio: é possível entender a origem do seu sofrimento e torcer por sua melhora, mas sem deixar de criticar suas decisões questionáveis. O restante do elenco, como a teimosa pilota Asuka, ou então Misato, a amigável e misteriosa diretora da NERV, também se encaixa muito bem na descrição - especialmente Gendo Ikari, pai do protagonista que ganha novas facetas a cada episódio (mesmo que muitas delas sejam desprezíveis). É uma trama riquíssima em temática, desenvolvimento de personagem e simbolismo.

Neon Genesis Evangelion envelheceu ridiculamente bem, e hoje tem potencial de encontrar um novo público ainda mais receptivo a seus questionamentos filosóficos e intrigas. Para complementar, as lutas - ainda que espaçadas - seguram a barra e entregam na ação. De quebra, o traço característico de animes noventistas, e o forte carinho pela estética, criam uma identidade retrô-futurista que só fica mais charmosa e marcante a cada dia, tendo inspirado inúmeras outras animações (e até filmes live-action) desde então.

Com dublagem repaginada e tudo, a série completa está disponível no catálogo da Netflix - mas é bom avisar: por conta de complicações financeiras e falta de orçamento do estúdio de animação, os episódios finais tomam abordagens ainda mais experimentais, o que pode resultar em uma conclusão insatisfatória. Para isso, o filme The End of Evangelion (também disponível no streaming) existe para concluir a trama e explicar melhor alguns dos acontecimentos - mas não muito. Se tem uma coisa que é preciso saber sobre Neon Genesis Evangelion é de que não se deve esperar respostas fáceis, mas sim abraçar a sua estranheza e descobrir a beleza no processo.