Divulgação

Netflix

Lista

Natal em novembro? Na Netflix, sim

Streaming já entrou com tudo no clima natalino; selecionamos o que vale a pena conferir

10.11.2020, às 10H04.
Atualizada em 13.11.2020, ÀS 17H44

Aqueles que têm uma conta na Netflix devem ter olhado para a página principal da plataforma e se perguntado se uma piscadela não teria feito o Natal chegar mais cedo. Desde a primeira semana de novembro, uma quantidade imensa de títulos de temática natalina surgiu no catálogo e, alguns deles que ainda não estrearam, chegam por lá até meados do mês de dezembro. Assim, o clima de Natal americano, com toda aquela neve, lareiras e decorações clássicas (que acabamos incorporando como símbolos dessa época por conta do grande fluxo cultural entre nossos países) começou mais cedo este ano.

É claro que esse é um movimento estratégico também. A Netflix descobriu através de dados do ano passado, que o público já começa a buscar por títulos de Natal a partir de 6 de novembro, o que fez os responsáveis pela programação atentarem para essa necessidade, providenciando uma série de opções para esses espectadores ansiosos. De fato, Amor com Data Marcada, estrelado por Emma Roberts, já tem um argumento festivo e chegou no catálogo no dia 28 de outubro. De lá para cá, foram vários lançamentos e também um trabalho de destaque para tudo que já podia ser visto mesmo antes desse período. Para se ter uma ideia, até esta terça-feira (10), o oitavo lugar do Top 10 do Brasil era do filme Natal sob Medida, do ano de 2018.

Pensando nisso, preparamos uma lista com tudo de mais relevante e novo que já chegou ou que está chegando nos próximos dias. Alguns dos títulos são o bom e velho “água-com-acúçar” desse tipo de história, enquanto outros se revelaram grande produções. Confira:

Amor com Data Marcada

O longa que mostra Emma Roberts num raro personagem em que não é uma vilã está em quinto lugar na lista dos mais vistos do país. Mas, apesar de se tratar de uma comédia romântica, o longa tem alguns momentos de ousadia e um argumento até inusitado. Na história, Sloane (Stone) está cansada da pressão familiar para levar namorados nos feriados familiares e encontra por acaso o igualmente infeliz Jackson (Luke Bracey). Os dois decidem se ajudar e, no curso de um ano, se encontram apenas nos feriados, para passarem juntos e diminuírem a ansiedade. Apesar do longa se passar em outros feriados, ele tem um climinha bom de Natal, é engraçado e usa corretamente vários clichês do gênero. Além disso, temos também a presença de Kristin Chenoweth e Jessica Capshaw no elenco.

Missão Presente de Natal

O segundo lugar na lista dos mais vistos é estrelado por Kat Graham, grande conhecida do público por conta da bruxa Bonnie, que ela viveu por anos em The Vampire Diaries. Missão Presente de Natal também tem uma perspectiva diferente do gênero, embora seja bem mais convencional que Amor com Data Marcada. O filme conta a história real de uma base americana que é responsável por levar presentes e mantimentos para ilhas sem acesso fácil ao continente. Graham vive uma assessora política que é enviada até lá para fechar a base, mas acaba contaminada pela mensagem otimista do lugar. Atualmente, mais de 50 ilhas são contempladas pela operação. O filme também tem como atrativo a presença de Alexander Ludwig, que vive um dos protagonistas e é conhecido pelos fãs de Vikings.

Dash & Lily

A série baseada na obra de David Levithan (um escritor experiente em universos adolescentes) e Rachel Cohn promete ser um dos grandes lançamentos do mês e chega na plataforma neste dia 10 de novembro. Na história, a menina Lily (Midori Francis) decide que está na hora de se apaixonar e tem uma ideia inusitada para encontrar sua cara-metade. Ela coloca um caderno vermelho na prateleira de uma livraria em NY e quem encontrar tem que resolver os desafios que estão nele. Dash (Austin Abrams) encontra o caderno e topa os desafios. A série terá 8 episódios e tem tudo para ser um sucesso. O clima de Natal, o romance, o texto esperto de Levithan e a presença dos Jonas Brothers são uma receita certeira para a atual audiência da Netflix.

Uma Invenção de Natal

Esse talvez seja o lançamento mais ambicioso da Netflix no que diz respeito ao gênero natalino, e não será uma surpresa se aparecer na temporada de premiações. Estrelado por Forest Whitaker, Madellen Mills, Keegan Michael-Key e Rick Martin, o filme tem uma das produções de arte mais bonitas do ano e é um musical empolgante com canções compostas por John Legend.

Na trama, o inventor de brinquedos Jeronicus tem seu livro de invenções roubado por seu aprendiz. Falido e cercado de mais tragédias, Jeronicus se entrega à tristeza e é somente com a chegada de sua neta, anos depois, que ele volta a ter um pouco de esperança.

O musical tem uma trama familiar (o bom e velho rabugento do Natal que é sensibilizado por uma criança) e uma estética forte, nada verossímil. No entanto, a intenção é criar um mundo de realismo fantástico, próximo do nosso, mas ao mesmo tempo distante, algo muito parecido com o que foi feito em A Fantástica Fábrica de Chocolates, por exemplo. A menina Madalen Mills é carismática e Forest Whitaker convence na pele do perturbado Jeronicus. Além disso, você vai se surpreender com a dublagem de Rick Martin para o hilário boneco Don Juan. O filme chega ao catálogo no próximo dia 13.

A Princesa e a Plebeia: Nova Aventura

Quem retorna para uma sequência de A Princesa e a Plebeia é Vanessa Hudgens, que dessa vez estrela A Princesa e a Plebeia: Nova Aventura. O filme vai seguir a mesma linha do primeiro, com as sósias perfeitas trocando de lugar uma com a outra, só que dessa vez para resolver problemas de relacionamento. O maior atrativo do próximo filme, contudo, é a presença de uma terceira sósia da duquesa, o que significa que veremos Hudgens dando tudo de si na composição das três personagens. 

Crônicas de Natal 2

A sequência de Crônicas de Natal, do ano de 2018, chega à Netflix dia 20 e traz de volta a Família Noel para impedir mais um plano mirabolante de destruição da festividade. Kurt Russel e Goldie Hawn – casados na vida real – retornam aos personagens do primeiro filme. Chris Colombus, conhecido por seu trabalho em Esqueceram de Mim e Harry Potter, assume a direção e o roteiro, em parceria com Matt Lieberman, roteirista de Scooby! O Filme, que ganhou uma inesperada popularidade esse ano.

Em dezembro, ainda temos as estreias de O Presente de Natal de Angela, Tudo Bem no Natal Que Vem, Namorado de Natal (segunda temporada) e Como Acabar com o Natal. Ou seja, o isolamento provocado pela pandemia pode provocar um Natal um pouco diferente esse ano. 2020 pode ser um ano para se comemorar em frente a TV.