Hoje, dia 20, o MTV Video Music Awards vai premiar o melhor clipe do ano, e os concorrentes são fortes. Para entrar no clima da premiação, relembramos os clipes que saíram vencedores dos últimos 10 anos de VMA. Confira:
"Piece Of Me" - Britney Spears
Britney Spears/Reprodução
Em 2008, a vencedora foi Britney Spears, com o clipe de "Piece Of Me", faixa de seu quinto álbum, Blackout. O vídeo mostrava a cantora parodiando a sua própria situação na mídia, que fazia escândalos com seu estado mental e seu corpo desde seu álbum de estreia, em 99, quando tinha 18 anos e só se intensificou nos tablóides até o lançamento de "Piece Of Me". O clipe foi dirigido por Wayne Isham, que defendeu a cantora até do atraso de 12 horas para a filmagem, e elogiou toda a performance: "Ela arrasou do começo ao fim. A coreografia do final, foi ela que fez. Ela criou sozinha e falou 'vamos fazer'". Assista o clipe aqui.
"Single Ladies (Put a Ring on It)" - Beyoncé
Beyonce/Reprodução
No ano seguinte foi vez da Beyoncé, que levou o troféu com "Single Ladies (Put a Ring on It)", faixa do álbum I Am... Sasha Fierce. O memorável vídeo em preto e branco foi dirigido por Jake Nava e inspirado em uma rotina de dança intintulada "Mexican Breakfast", de Bob Fosse. O conceito minimalista sem mudanças de figurino e com longas tomadas tornou a performance de Beyoncé mais poderosa e rendeu honrarias de todos os modos, como uma inclusão na lista dos clipes mais influentes de todos os tempos pela revista Time. "Single Ladies" levou três prêmios no VMA de 2009, e apesar de levar o Vídeo do Ano, não levou na categoria melhor clipe de artista mulher, que ficou com Taylor Swift. O resultado rendeu uma das maiores polêmicas da premiação, quando Kanye West interrompeu o discuro de Swift no meio para dizer que "Beyoncé fez um dos melhores clipes de todos os tempos!". Veja o clipe aqui.
"Bad Romance" - Lady Gaga
Lady Gaga/Reprodução
Em 2010 o prêmio ficou com Lady Gaga, pelo clipe de "Bad Romance", um de seus mais bem-sucedidos singles. A faixa da re-edição de The Fame Monster ganhou um vídeo dirigido por Francis Lawrence, totalmente no estilo de Gaga. O clipe trazia, por trás de coreografias, figurinos e cenários brancos, uma trama empoderadora, que envolvia tráfico humano e Gaga incendiando um mafioso russo que a comprou. Na lista de melhores vídeos de todos os tempos, a revista Time escreveu: "Apesar dos próximos vídeos de Gaga serem ainda mais elaborados, "Bad Romance" é o melhor exemplo do que ela faz melhor; pop performático". Veja o clipe aqui.
"Firework" - Katy Perry
Katy Perry/Reprodução
"Firework", da Katy Perry, foi o vencedor em 2011. A faixa do terceiro álbum, Teenage Dream ganhou um clipe com uma ideia inspiradora e otimista, onde indivíduos em diversas situações soltam fogos de artifício em momentos de auto-valorização, reconhecimento ou simplesmente conquisa. O clipe foi dirigido por Dave Meyers, que mais tarde retornaria a trabalhar com a cantora em "Swish Swish". Confira o clipe aqui.
"HUMBLE" - Kendrick Lamar
Kendrick Lamar/Reprodução
No ano passado, o vencedor foi o segundo artista homem dos últimos 10 anos: Kendrick Lamar. O clipe de "HUMBLE", single principal do quarto álbum do rapper, DAMN, também foi dirigido por Dave Meyers, em parceria com The Little Homies, e traz referências visuais religiosas e recria a A Última Ceia, obra de Leonardo da Vinci. O vídeo não apenas levou o VMA como foi aclamado pelos críticos. Na Esquire, o jornalista Matt Miller elogiou a simbologia por trás do clipe, escrevendo: "nos últimos anos, Kendrick Lamar reviveu a arte do vídeo musical como uma forma poderosa de comentário social". Assista aqui.
"We Found Love" - Rihanna
Rihanna/Reprodução
O vídeo que levou o prêmio em 2012 foi uma escolha curiosa; "We Found Love", a parceria de Rihanna com Calvin Harris, foi o vencedor da noite, apesar das críticas que o vídeo recebeu de diversos veículos na mídia. Dirigido por Melina Matsoukas, o clipe mostra a cantora em uma relação amorosa que se inicia feliz e bela e se torna destrutiva, com o casal consumindo todo tipo de droga e se tornando violento. Criticado pelo exemplo que o clipe dava aos jovens, "We Found Love", no entanto, ganhou não apenas o VMA como um Grammy de melhor vídeo curto. Assista aqui.
"Mirrors" - Justin Timberlake
Justin Timberlake/Reprodução
Justin Timberlake foi o escolhido em 2013, quando levou o prêmio pelo tocante clipe de "Mirrors". Faixa de seu terceiro álbum, The 20/20 Experience, "Mirrors" ganhou um vídeo em homenagens aos avós do cantor, e se passa em três linhas do tempo diferentes, que contam a história de um casal em diferentes momentos. Mesmo com a emocionante história, o clipe dirigido por Floria Sigismondi traz também os tradicionais dons de Justin como dançarino, e pode ser visto aqui.
"Formation" - Beyoncé
Beyoncé/Reprodução
Beyoncé ganhou mais uma vez em 2016, com o single principal do disco Lemonade, "Formation". Dirigido também por Melina Matsoukas, o clipe traz referências a cultura negra de Louisiana, violência policial, racismo, e ao furacão Katrina. Em entrevista ao The New Yorker, a diretora explicou: "Eu quis mostrar o que é ser negro. Nós triunfamos, sofremos, nós afogamos, somos espancados, dançamos, nós comemos, nós continuamos aqui". Na noite, Beyoncé venceu oito das onze categorias onde foi indicada, e dedicou a vitória de Vídeo do Ano à população de New Orleans. Assista aqui.
"Bad Blood" - Taylor Swift
Taylor Swift/Reprodução
Taylor Swift pode ter sido interrompida por Kanye West em 2009 na categoria de melhor clipe de artista mulher, mas alguns anos depois, em 2015, ela ganhou o seu troféu em melhor vídeo do ano por "Bad Blood", faixa do disco 1989. A parceria com Kendrick Lamar ganhou um clipe grandioso dirigido por Joseph Kahn (que trabalhou com Swift em "Blank Space"), com participações lendárias, como Hailee Steinfeld, Cara Delevingne, Jessica Alba, Mariska Hargitay, Cindy Crawford e mais. Comparado com o visual de grandes produções como Sin City, "Bad Blood" ganhou, além do VMA, um Grammy de melhor clipe. Confira aqui.
"Wrecking Ball" - Miley Cyrus
Miley Cyrus/Reprodução
Quem levou no ano seguinte foi Miley Cyrus, com o famoso clipe de "Wrecking Ball", do seu quarto disco Bangerz. O vídeo, que mostra Cyrus cantando bem próxima à câmera, e depois, fazendo performances com uma bola de demolição, quebrou o recorde de vídeo mais assistido em 24 horas na VEVO, em sua época de lançamento, e dividiu opiniões. Dirigido por Terry Richardson, o vídeo estabeleceu uma nova fase madura de Cyrus, que vinha trabalhando em uma personalidade cada mais provocativa e escandalosa. Assista ao clipe aqui.