Música

Lista

Grammy | Os indicados a artista revelação do ano

Dua Lipa, Greta Van Fleet e artistas country são os destaques do ano

07.02.2019, às 14H49.
Atualizada em 10.02.2019, ÀS 22H39

Grammy se aproxima e nós continuamos a análise dos indicados nas quatro maiores categorias do ano; depois de analisar os melhores álbuns e melhores gravações, confira abaixo mais detalhes sobre cada um dos artistas indicados como as revelações do ano.  

A categoria de artista revelação considera mais o período de relevância de um artista do que a data de seu primeiro lançamento. Independentemente da data do single de estreia, o Grammy considera que artistas revelação são elegíveis quando tiveram relevância durante o último ano, tendo lançado algum material que tenha causado impacto durante o período de elegibilidade. Mesmo assim, um artista pode ser desqualificado se tiver lançado mais de 30 singles, e não pode ser indicado mais de três vezes, incluindo dentro de um grupo e depois em carreira solo. 

Chloe x Halle

Chloe x Halle é uma dupla de R&B de Atlanta que ganhou fama após vídeos de covers no YouTube. As versões chamaram atenção de Beyoncé, que convidou a dupla de irmãs para participar como um cameo do Lemonade e depois como abertura de sua turnê. Chloe X Halle lançou o seu primeiro álbum, The Kids Are Alright, em março do ano passado, que também levou indicação ao Grammy por melhor álbum urbano contemporâneo. A faixa "Grown" das irmãs também é o tema de abertura da série Grown-ish.

Luke Combs

Luke Combs recebeu sua primeira indicação ao Grammy em 2019, após um ano de divulgação do seu álbum de estreia, This One's For You. O cantor nasceu em Charlotte, na Carolina do Norte, e se mudou para Nashville para trabalhar em sua carreira musical, lançando três EPs que foram ganhando relevância e começaram a emplacar nas paradas. Em 2017 ele ganhou um contrato com a Columbia Nashville e lançou seu primeiro trabalho em uma grande gravadora. 

Greta Van Fleet

O Greta Van Fleet lançou o seu primeiro EP no início de 2017, e desde lá já chamou atenção pela semelhança da sonoridade com o Led Zeppelin, e já chegou ao topo da parada de rock da Billboard em setembro daquele ano. Mas foi em 2018 que a banda lançou o seu primeiro álbum completo, Anthem of the Peaceful Army, e acabou recebendo quatro indicações ao Grammy. Os grupo formado pelos três irmãos Josh Kiszka, Jake Kiszka, Sam Kiszka e Danny Wagner foram indicados, além de artista revelação, em três categorias de rock; melhor performance, melhor música e melhor álbum, por From the Fires, uma compilação com quatro faixas lançadas anteriormente e quatro novas. 

H.E.R

A cantora de R&B H.E.R foi descoberta no programa Radio Disney’s Next Big Thing quando ainda tinha 12 anos, e lançou seu primeiro single, "Something To Prove", quando tinha 17 anos, ainda com seu nome real. Em 2016 ela adotou o nome de H.E.R, uma sigla que significa "Having Everything Revealed" ("Tendo Tudo Revelado", em português). A cantora começou a chamar antenção com os EPs H.E.R. Volume 1 Volume 2, principalmente quando Rihanna publicou um vídeo com a música "Focus" no fundo, e quando a Rolling Stone indicou entre os artistas que você precisa conhecer. Em outubro de 2017 a cantora lançou seu álbum de estreia, uma compilação com as faixas de seus dois últimos EPs e mais seis novas músicas. 

Dua Lipa

Dua Lipa também começou sua carreira fazendo covers de cantoras como Pink e Alicia Keys no YouTube. Inglesa e descendente de albaneses, a cantora conseguiu um contrato com a Warner em 2015, e passou a lançar singles cada vez mais bem-sucedidos, como "New Love", "Be The One" e "Last Dance". Mas foi apenas em junho de 2017, quando lançou seu álbum de estreia, que um single chegou ao topo das paradas no Reino Unido: "New Rules". No último ano, Dua Lipa lançou os hits "IDGAF", do primeiro álbum, "One Kiss", com Calvin Harris e "Electricity", com o Silk City, também indiciada como melhor gravação de dance. 

Margo Price

Margo Price é o outro nome do country que apareceu na lista de artistas revelação deste ano. A cantora nasceu em Aledo, Illinois e abandonou a escola para perseguir uma a carreira musical, se mudando para Nashville aos 20 anos, em 2013. Price já lançou dois álbuns, sendo que o último, All American Made, lançado em outubro de 2017, foi incluído nas listas de melhores do ano da Rought Trade, Exclaim! e Rolling Stone Country. 

Bebe Rexha

A americana Bebe Rexha começou sua carreira em 2010, como a vocalista da banda paralela da banda de Pete Wentz, do Fall Out Boy, Black Cards. Depois, trabalhou principalmente como compositora, tendo escrito "Like a Champion", da Selena Gomez, e "The Monster", do Eminem com Rihanna. Em 2014 lançou seu primeiro single solo, "I Can't Stop Drinking About You" e desde então lançou três EPs, em 2015 e 2017, e no último ano lançou seu primeiro álbum solo, Expectations. O álbum chegou ao 13º lugar na Billboard 200 e inclui o hit "I'm a Mess".

Jorja Smith

Jorja Smith é uma cantora inglesa que começou aulas musicais aos 8 anos, aprendendo piano. Depois de lançar covers no YouTube, em 2016 ela lançou o seu primeiro single autoral, "Blue Lights", que conquistou mais de 400 mil audições em um mês. Seu segundo single, "Where Did I Go?" chamou atenção por ter sido recomendada por Drake, e em 2017 ela passou a fazer a abertura dos shows do Bruno Mars. Em 2018 ela lançou seu primeiro álbum, Lost & Found, e tem uma faixa no álbum do Pantera Negra, também indicado ao Grammy, "I Am".