O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel/Divulgação

Filmes

Lista

Playlist: 15 trilhas de filmes e séries para curtir

Aproveite o home office com algumas ótimas composições do cinema e da TV

15.04.2020, às 13H36.

É impossível negar como uma boa trilha sonora eleva qualquer produção a outro nível, ao ponto que as composições são excelentes para ouvir por si só. Em tempos de home office, ou para fazer exercícios em casa, nada melhor do que contar com o auxílio de algumas trilhas épicas, misteriosas e memoráveis do cinema e da televisão. Abaixo, montamos uma playlist com 15 músicas de séries e filmes!

[O Senhor dos Anéis] “Concerning Hobbits” - Howard Shore

A trilha sonora de toda a trilogia O Senhor dos Anéis é válida, mas “Concerning Hobbits” é especial por marcar o primeiro contato do público com Frodo (Elijah Wood) em A Sociedade do Anel (2001).

Tema principal de Westworld - Ramin Djawadi

O compositor Ramin Djawadi é um verdadeiro mestre, e Westworld permite que ele brinque com as mais variadas interpretações de clássicos. Suas obras originais não ficam para trás, e o tema de abertura da série da HBO é prova disso, combinando a beleza dos violinos com os toques metálicos de sintetizadores ao fundo.

[Sons of Anarchy] "House of the Rising Sun" - White Buffalo

Com seu violento universo de disputas entre gangues rivais de motoqueiros, Sons of Anarchy soa como um faroeste moderno, e nada traduz melhor isso do que sua trilha sonora. Entre os vários destaques fica o cover do clássico “House of the Rising Sun”.

Tema de Fuga de Nova York - John Carpenter

John Carpenter conquistou a fama em duas profissões: diretor e músico. O cineasta não só comandava seus filmes como também fazia composições originais para eles ao ponto de, quando se aposentou do cinema, passar a fazer turnês para mostrar seu trabalho musical. Além do memorável tema de Halloween e muitos outros, a abertura de Fuga de Nova York (1981) captura bem a temática militar e os tons futuristas da obra com sua mistura de guitarras e sintetizadores.

[Prelúdio para Matar] “Profondo Rosso” - Goblin

A banda italiana de rock progressivo fez carreira ao lado do cineasta Dario Argento, compondo temas de vários de seus filmes, como Suspiria (1977). Um dos mais memoráveis é o de Prelúdio para Matar (1975).

Tema de Twin Peaks - Angelo Badalamenti

A série cult de David Lynch tem uma estética bastante memorável. Muito disso se dá pela abordagem excêntrica do cineasta, claro, mas Twin Peaks não seria a mesma sem as excelente composições de Angelo Badalamenti. Melhor do que ouvir o tema principal e imaginar as densas florestas da cidade é ver o compositor narrando como foi trabalhar com Lynch.

[Game of Thrones] "Light of the Seven" - Ramin Djawadi

Além de surpreender toda semana em Westworld, Ramin Djawadi também escreveu algumas das melhores trilhas de Game of Thrones. A qualidade de toda a música da série é altíssima, mas “Light of the Seven”, que acompanha um dos momentos mais tensos e cheios de suspense da série, é algo verdadeiramente de outro nível.

[A Origem] "Dream is Collapsing" - Hans Zimmer

É impossível pensar em trilha sonora sem lembrar de Hans Zimmer. Parceiro de Christopher Nolan, o renomado compositor entregou um de seus melhores trabalhos em A Origem (2009).

[Suspiria] "Suspirium" - Thom Yorke

Quando o diretor Luca Guadagnino (Me Chame Pelo Seu Nome) assumiu a função de refazer o clássico Suspiria, teve um enorme aliado encarregado da trilha sonora: Thom Yorke, o vocalista do Radiohead. Yorke alterna entre algumas faixas cantadas, como a abertura “Suspirium”, e outras mais horripilantes para acompanhar o terror artístico de 2018.

[Não Estou Lá] "All Along the Watchtower" - Eddie Vedder

Por si só um filme sobre a vida do lendário Bob Dylan, com vários atores assumindo fases diferentes do músico, já soa como uma boa ideia. É ainda mais especial quando Eddie Vedder, vocalista do Pearl Jam, abre a trilha sonora com um cover do clássico de Dylan (que, no passado, também ganhou uma versão por Jimi Hendrix).

Tema dos Vingadores - Alan Silvestri

As composições do Universo Cinematográfico da Marvel já foram criticadas por serem fracas no passado, mas é inegável o quão épico o tema de Alan Silvestri para Os Vingadores é.

[Watchmen] "NUN WITH A MOTHERF*&*ING GUN" - Trent Reznor e Atticus Ross

Não bastasse ter sido ícone dos anos 1990 ao liderar o Nine Inch Nails, Trent Reznor conquistou praticamente uma segunda carreira como compositor para o cinema, TV e games, com obras de peso no currículo, como A Rede Social (2010), A Estrada Perdida (1997) e Quake (1996). Seu trabalho mais recente não decepciona: ele e Atticus Ross entregaram ouro com a trilha da série de Watchmen, pela HBO.

Tema de Stranger Things - Michael Stein e Kyle Dixon

Na missão de imergir o espectador na nostalgia oitentista, Stranger Things recrutou a dupla Michael Stein e Kyle Dixon para compor a trilha sonora. O resultado foi excelente, repleto de mistério e sintetizadores que os dois - integrantes da banda de synthwave S U R V I V E - sabem tão bem como fazer.

Tema de Três Homens em Conflito - Ennio Morricone

Ennio Morricone é uma lenda do cinema, e não é à toa. Suas composições são tão profundas e impactantes que ele as orquestrava direto do set, guiando toda a produção. Seu trabalho em Três Homens em Conflito (1966) é tão poderoso que se tornou referência máxima para o faroeste até os dias de hoje.

[Mad Max: Estrada da Fúria] "Brothers in Arms" - Junkie XL

Mad Max: Estrada da Fúria (2015) foi um dos poucos filmes que conseguiu unir qualidade técnica e artística de alto nível em um intenso blockbuster de ação. Sua trilha sonora reflete bem isso, e traz a mente dos vários confrontos sobre rodas do filme de George Miller.