HQ/Livros

Lista

Os oito piores presidentes dos Estados Unidos nas HQs

Marvel e DC não economizam em matéria de tragédia política

08.11.2016, às 13H26.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H42

Nesta terça-feira a população americana elege o novo presidente dos Estados Unidos, e embora os dois principais candidatos - Hillary Clinton e Donald Trump - estejam entre os mais impopulares da história, nos quadrinhos o país já teve governantes bem mais catastróficos. Listamos abaixo alguns deles.

Doutor Destino

Na HQ Doom 2099 A.D., ninguém menos que o Doutor Destino se torna presidente dos EUA, mas no futuro alternativo da Marvel ele não faz um trabalho tão nefasto. O regente da Latvéria reorganiza a SHIELD, garante que os X-Men tenham um espaço seguro e ainda vai contra as grandes corporações - bandeira que se tornou um dos temas da eleição presidencial deste ano.

Etrigan

Por pouco o demônio Etrigan não vira presidente dos EUA, na edição #27 da HQ Demon. Como todo bom demônio de discurso sedutor, ele consegue mover eleitores a seu favor em debates, mas acaba tento que se concentar com a vicepresidência. Seu plano de assassinar o presidente e tomar seu lugar termina frustrado e a DC se livrou de tê-lo como comandante-chefe da nação.

Lex Luthor

Assim como acontece com frequência na vida real, Lex Luthor se torna presidente no Universo DC porque tem muito dinheiro para gastar. Ele reconstrói Gotham City, ganha a confiança da população, mas uma vez eleito começam as malvadezas: ele tenta usurpar territórios, incriminar Bruce Wayne, trama o fim da Liga da Justiça, e pega uma armadura de Darkseid para duelar com Superman em público.

Nixon

Em Watchmen, o presidente dos EUA Richard Nixon foi pintado como uma figura mais controversa do que na vida real. Além de levar o país à Guerra do Vietnã (com a decisiva colaboração do Dr. Manhattan), ele seria o mandante não só do assassinato de John F. Kennedy, implicitamente cometido pelo comediante, mas também dos jornalistas Bob Woodward e Carl Bernstein, que na realidade expuseram o escândalo de Watergate e acabaram com o segundo governo Nixon.

Reagan

Frank Miller fez de Ronald Reagan um paspalho em O Cavaleiro das Trevas, tirou sarro da lendária obsessão do presidente por jujubas, e transformou Superman em um peão na mão do político. Graças a "Reagan" (que nunca é nomeado na HQ mas tem a fisionomia do presidente real, que governava o país quando a minissérie saiu) um conflito em Corto Maltese se transformou num ataque atômico da União Soviética contra os Estados Unidos.

Robert Kelly

Um dos mais conhecidos opositores dos X-Men nos quadrinhos, o senador Robert Kelly se tornou presidente dos EUA na série animada de TV dos anos 1990. Ironicamente, depois de ter sido eleito graças à sua bandeira de perseguição aos mutantes, ele tem sua vida salva pelos X-Men e decide virar a casaca - o que o torna um presidente dos mais impopulares já em início de mandato.

Gary Callahan

Como em toda boa história cyberpunk, a HQ Transmetropolitan, da DC, lida com a política como sinônimo de abuso de poder e corrupção. Isso é representado pelo presidente Gary Callahan, o "sorridente", principal antagonista da série, que não tem problema em reconhecer que só busca a presidência para oprimir e controlar a população.

Caveira Vermelha

No futuro alternativo de Velho Logan, os vilões tomaram os Estados Unidos, então o que não falta é tipo nefasto como candidato a dominar o país. Eles dividem tudo em territórios menores e quem se proclama presidente é ninguém menos que o nazista-mor, Caveira Vermelha, que tem na sua Casa Branca uma ala toda dedicada a memorabílias dos super-heróis que ele derrotou.