Filmes

Notícia

Chocolate de Harry Potter recebe o certificado de Fair Trade

Movimento de fãs consegue convencer os donos da franquia depois de cinco anos

13.01.2015, às 21H43.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H39

Até o final de 2015, todos os chocolates de Harry Potter vendidos pela Warner Bros. e licenciados serão Fair Trade - certificado que garante que os itens foram elaborados em toda a sua cadeia de produção com transparência e sem mão de obra escrava. É o que promete Joshua Berger, presidente do departamento de desenvolvimento da franquia Harry Potter dentro da WB.

harry potter

A informação consta em uma carta enviada por Berger pouco antes do Natal a Andrew Slack, fundador da Harry Potter Alliance, organização criada em 2005 para pedir que os produtos da saga fossem regidos pelos mesmos preceitos morais que J.K. Rowling promove nos livros. A campanha pela colheita justa de cacau dos chocolates de Harry Potter começou em outubro de 2010, quando o grupo pediu que a WB buscasse o selo de aprovação do Fair Trade.

Nos livros, os chocolates são um símbolo da liberdade conquistada por Harry; em Hogwarts, a abundância de doces contrasta com os abusos sofridos na casa dos tios. "Posso confirmar que J.K. Rowling está satisfeita de ver que a Warner Bros. e a Universal [cujos parques temáticos vendem os chocolates] estão tomando medidas positivas para garantir que só cacau certificado seja usado nos chocolates de Harry Potter", disse o porta-voz da escritora ao jornal Washington Post.