Raphaël Colantonio, criador do Arkane Studios, subsidiária da ZeniMax Media, afirmou que o modelo de negócios do Xbox Game Pass é insustentável para a indústria. A fala chega pouco depois da onda de demissões que interferiu em diversos projetos do Xbox.
A postagem começou com Colantonio afirmando "Por que ninguém está falando do elefante na sala? Cof cof, Game Pass". Um fã respondeu questionando qual a visão do profissional, como um desenvolvedor, sobre o assunto. Ele, então, respondeu: "Eu acho que o Game Pass é um modelo insustentável, que tem sido cada vez mais danoso para a indústria, por quase uma década, subsidiado pelo dinheiro infinito da Microsoft. Mas em algum ponto, haverá um baque. Eu não acho que o Game Pass possa coexistir com outros modelos, ou eles vão matar todos os outros serviços, ou vão desistir".
Demissões no Xbox: entenda o impcato na indústria dos games
Na última quinta-feira (3), o novo jogo da Romero Games, estúdio do mesmo criador de Doom, teve seu orçamento cortado e diversos profissionais demitidos. "Hoje descobri que todo o nosso estúdio está sendo demitido por causa das demissões na Microsoft", escreveu um membro da equipe. "Fiquei arrasado ao saber esta manhã que a Romero Games está fechando devido aos cortes da editora, o que significa que, pela segunda vez neste ano, estou procurando um novo emprego", comentou outro.
O projeto da Romero Games não foi o único afetado pelas demissões. Esta smeana, o game Everwild, da Rare, foi cancelado após os cortes e demissões. Como consequência do processo, o Matt Firor, o presidente da Zenimax, também saiu da empresa, e o estúdio de Forza Motorsport cortou metade de seus funcionários.
A notícia vem junto de demissões na Raven, estúdio que costuma atuar como auxiliar em projetos de Call of Duty. De acordo com Phil Spencer, chefe da divisão de Xbox na empresa, os cortes visam "encerrar ou diminuir o trabalho em algumas áreas do negócio e seguir o exemplo da Microsoft ao remover camadas de gerenciamento, aumentando agilidade e eficiência", conforme publicado pelo Windows Central.