Roblox passará a pedir verificação de idade para que seus jogadores usem o chat. A movimentação, claro, se dá pelo altíssimo número de crianças nos servidores do game, procurando melhorar a segurança dos usuários. A nova diretriz já é válida para os Estados Unidos e outras regiões selecionadas; a partir da próxima semana, todas as regiões em que o chat do game está disponíveis estarão sob a nova regra.
Divulgação/Roblox
No Brasil, há uma particularidade: a legislação do país obriga que menores de 13 anos tenham autorização dos pais para passar pelo processo de verificação de idade. Ou seja, para usuários com 12 anos ou menos, o chat só será liberado com a permissão dos responsáveis pela criança. Para realizar o procedimento, é necessário que os pais criem uma conta Roblox e a vinculem às contas de seus filhos.
A iniciativa de Roblox sobre verificação de idade teve início no fim de 2025, e visa limitar interações que podem ser maliciosas. Cada usuário é designado para um grupo etário específico, e os jogadores com quem ele pode conversar são definidos a partir disso. Claro, contatos seguros e outros sistemas permitem que crianças conversem com irmãos mais velhos ou pais, por exemplo.
Esse é apenas um dos pilares que o jogo tem construído em prol da segurança de seu público. Recentemente, Roblox também inaugurou um Conselho de Pais, que visa tomar decisões para aumentar a segurança das crianças no game.