Falando sobre OD, seu novo projeto após o lançamento de Death Stranding 2, o diretor Hideo Kojima afirmou que quer escanear um fantasma para o game. A fala surgiu em entrevista para o canal oficial da Kojima Productions.
"Para OD, quero viajar por todo o mundo onde existam lugares assustadores", diz Kojima. "Quero escanear um fantasma pela primeira vez e quero ganhar um prêmio por isso", completou.
O que é OD, o novo jogo de Hideo Kojima?
O jogo foi anunciado no The Game Awards 2023, e tem nomes como Jordan Peele, diretor de de clássicos modernos do terror como Corra! e Nós, envolvidos na sua produção. Como de costume em jogos de Hideo Kojima, há nomes hollywoodianos no elenco: Hunter Schafer (Euphoria), Udo Kier (Bacurau, O Agente Secreto) e, como a protagonista, Sophia Lillis (Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes) já foram confirmados em OD.
O novo trailer sugere que o gameplay será em primeira pessoa, algo familiar para Kojima já que sua outra passagem pelo terror com o "teaser jogável" de Silent Hills seguia essa linha. Lançado como P.T., a demonstração foi uma das experiências mais assustadoras já vistas em games, mas Silent Hills terminou cancelado pela Konami. Com OD, Kojima volta ao gênero.
Qual é a história de OD?
Como de costumes em projetos de Hideo Kojima, há muito mistério envolvendo OD. Kojima chegou a dizer que OD não é bem um jogo, e sim algo novo que usaria funcionamento da núvem para gerar sua experiência. Seja como for, o game é protagonizado por uma jovem que parece estar sofrendo com uma maldição, que retorna após 10 anos.
Quando OD será lançado?
Ainda sem data de lançamento, OD é um projeto da Kojima Productions com a Xbox Game Studios, e trata-se de um jogo que sobreviveu à onda recente de cancelamentos da Microsoft.
Ainda que OD siga nos planos de Xbox, o mesmo não pode ser dito de vários outros projetos: Perfect Dark foi cancelado, juntamento com o encerramento do estúdio The Initiative; Everwild, da Rare, também não sairá do papel; um MMORPG da ZeniMax Online, que nem chegou a ser anunciado, teve seu desenvolvimento interrompido, assim como o próximo shooter da Romero Games, estúdio do criador de Doom.
No total, a Microsoft cortou cerca de 9100 funcionários, com uma parcela desse número sendo refletida na área de games. Já é a quarta demissão em massa realizada pela empresa nos últimos 18 meses.