Reprodução

Filmes

Notícia

Yesterday | Juiz aceita processo de fãs de Ana de Armas por propaganda enganosa

Clientes alegaram terem sido lesados por estúdio que cortou atriz do filme

21.12.2022, às 20H31.
Atualizada em 21.12.2022, ÀS 20H42

O juiz distrital Stephen Wilson aceitou na terça-feira (20) o processo de dois fãs da atriz Ana de Armas contra a Universal Pictures por propaganda enganosa. Na queixa, os dois clientes alegam ter alugado o longa Yesterday (por US$ 3,99, na Amazon) esperando assistir a uma performance de Ana, que chegou a aparecer no trailer do filme, mas foi cortada da versão final. A informação é da Variety.

Agora, após a decisão, estúdios de cinema podem ser processados ​​sob leis de propaganda enganosa se divulgarem trailers de filmes enganosos. É comum, por exemplo, que estúdios como a Marvel alterem trailers com imagens falsas para não entregar grandes cenas de seus filmes, como foi o caso do "falso Hulk" em Wakanda, na primeira prévia de Vingadores: Guerra Infinita. Confira o primeiro trailer de Yesterday, com Ana de Armas, abaixo:

Segundo a Variety, os fãs em questão são Conor Woulfe e Peter Michael Rosza, e moram em estados diferentes dos EUA (Conor em Maryland, e Peter na Califórnia). O processo acusa a Universal de propaganda enganosa, e busca recuperar ao menos US$ 5 milhões em nome de todos os consumidores que assistiram ao filme por causa da atriz.

A defesa da Universal tentou argumentar dizendo que um trailer é uma "obra artística expressiva", que resume a história do filme e por isso, deve ser considerado um discurso "não comercial".

O juiz Wilson, entretanto, teve um entendimento diferente: “A Universal está certa de que os trailers envolvem alguma criatividade e discrição editorial, mas essa criatividade não supera a natureza comercial de um trailer”, escreveu Wilson na decisão. “Basicamente, um trailer é um anúncio criado para vender um filme, fornecendo aos consumidores uma prévia do filme.”

Em Yesterday, Himesh Patel interpreta Jack, um músico falido que acorda um dia e percebe que todo mundo - menos ele - se esqueceu da existência dos Beatles. Ana de Armas gravou várias cenas para o longa, interpretando Roxane, uma mulher por quem Jack se apaixona ao ficar famoso.

Falando ao CinemaBlend na época do lançamento de Yesterday, o diretor Richard Curtis explicou que o público das sessões testes do filme não gostou da storyline de Roxane, preferindo que Jack continuasse ligado somente ao primeiro interesse romântico da história, Ellie (Lily James).

O corte das cenas de Ana de Armas foi feito a contragosto, inclusive. "Foi meio traumático para mim, porque ela entregou uma atuação maravilhosa, estava realmente radiante. Roxane era uma das minhas coisas preferidas do filme, mas tivemos que cortá-la pelo bem da história", comentou Curtis.

Ana de Armas é conhecida por papéis em Blade Runner 2049Entre Facas e Segredos e 007 - Sem Tempo Para Morrer. Entre seus próximos projetos estão Blonde, cinebiografia de Marilyn Monroe, e o filme de ação The Gray Man, dos irmãos Anthony e Joe Russo.

O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.