Fred Hayes/Getty Images North America/Getty Images via AFP

Filmes

Notícia

Rust: assistente admite não ter checado munição de arma antes dos disparos

Na última quinta-feira (21), set de filmagem de filme foi palco de acidente fatal que matou diretora de fotografia

28.10.2021, às 17H11.

O primeiro assistente de direção em RustDave Halls, admitiu que não verificou todas as munições da arma que acidentou o diretor Joel Souza e matou a diretora de fotografia, Halyna Hutchins. Segundo o LA Times, foi confirmado que Halls quebrou os protocolos de segurança, e não verificou todas as munições disponíveis na arma antes de repassá-la para Alec Baldwin

Geralmente, uma arma de hélico, e seus disparos, passam por várias inspeções como parte dos regulamentos de segurança no local para garantir que está carregada — ou não — com munição real.

Na última quinta-feira (21), uma arma real foi disparada por Baldwin durante as filmagens de uma cena para o filme Rust, no Novo México, matando a cineasta Halyna Hutchins e ferindo o diretor Souza.

Segundo o relato policial, não há dúvidas que a bala que atingiu e matou a diretora de fotografia Hutchins partiu da arma cenográfica usada por Baldwin. Ainda segundo as autoridades, o caso permanece sob "investigação aberta", mas ninguém foi preso e nenhuma queixa foi registrada.

Hutchins se formou no Instituto de Cinema Americano em 2015 e havia trabalhado em diversos curta-metragens antes de assumir uma posição em Archenemy (2020), com Joe Manganiello. Em 2019, ela foi considerada uma "estrela em ascensão" pela revista American Cinematographer.