Filmes

Lista

5 personagens inesquecíveis do Paulo Gustavo

Ator carioca faleceu aos 42 anos após complicações da Covid-19

05.05.2021, às 10H08.

Uma morte como a de Paulo Gustavo não é fácil de superar. Criador de algumas das produções mais icônicas do humor brasileiro e nome por trás da maior bilheteria nacional da história com Minha Mãe É Uma Peça 3, o humorista carioca faleceu ontem (04), aos 42 anos, após uma batalha difícil contra a Covid-19, mas seu legado viverá para sempre em suas piadas, atuações e ideias. 

Celebrando a herança que Paulo Gustavo deixa para o Brasil, relembramos abaixo 5 personagens seus que viverão para sempre. 

Dona Hermínia (Minha Mãe é uma Peça)

A personagem mais imediata quando se fala de Paulo Gustavo é, claro, a Dona Hermínia, protagonista dos longas de Minha Mãe É Uma Peça. A personagem, uma caricatura das mães de casa que trata de problemas tradicionais de família com muito humor, é criação do humorista, e estreou na peça Surto antes de ganhar seu próprio espetáculo e filme. O jeito de Dona Hermínia falar, em parte baseada na mãe do próprio ator, é perfeitamente familiar para muitos, e sabe refletir as insatisfações e questionamentos de muitos brasileiros. Gustavo foi indicado ao prêmio Shell por Melhor Ator pelo primeiro filme, e venceu o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro pelo roteiro do segundo longa. 

Os três filmes da franquia Minha Mãe É Uma Peça estão disponíveis para streaming no Telecine. O primeiro e o segundo também podem ser vistos no Globoplay.

Valdomiro (Vai que Cola)

Paulo Gustavo também foi estrela do Vai que Cola, sitcom do Multishow em que viveu o Valdomiro, o malandro que abandona a vida no Leblon e vive como foragido no bairro do Méier, criando mil confusões com a Dona Jô, a Terezinha e todos os outros da pensão. Seu trabalho na série, com plateia ao vivo, também rendeu ao humorista uma indicação no Meus Prêmios Nick, como Ator Favorito. 

As 8 temporadas de Vai Que Cola estão disponíveis para streaming no Globoplay.

Delegado Lupicínio (Sítio do Picapau Amarelo)

Paulo Gustavo fez a sua estreia em um papel fixo da televisão em uma das produções mais icônicas do patrimônio brasileiro, em O Sítio do Pica Pau Amarelo. Aparecendo na última temporada da série, em 2007, o ator viveu o Delegado Lupicineo, que persegue um lobisomem sem saber que ele mesmo era a criatura. Naquela época, a atuação de Paulo Gustavo na série já roubava a cena.

Sítio do Picapau Amarelo está disponível para streaming no Globoplay.

Senhora dos Absurdos (220 Volts)

Uma versão mais absurda, mais polêmica e definitivamente mais preconceituosa de Dona Hermínia, a Senhora dos Absurdos foi criação de Paulo Gustavo para o programa 220 Volts. Uma crítica social clara, a personagem servia como um canal para escancarar os absurdos dos privilegiados e criticar especificamente o discurso dos mais ricos. Em um de seus últimos programas, a Senhora dos Absurdos chegou a falar sobre a pandemia de Covid. 

220 Volts está disponível no Globoplay. 

Aníbal (Os Homens São de Marte... E É Pra Lá que Eu Vou)

Paulo Gustavo era mestre em roubar a cena, e o personagem de Anibal talvez seja o melhor exemplo disso. Coadjuvante dos longas Os Homens São de Marte... E É Pra Lá que Eu VouMinha Vida em Marte, Aníbal é o melhor amigo da protagonista, e está lá para fazer as melhores piadas, sem deixar o lado carinhoso de lado. 

Os dois filmes estão disponíveis para streaming no Globoplay.