O Agente Secreto, filme de Kleber Mendonça Filho, está representando o Brasil no Oscar 2026 com quatro indicações, incluindo em Melhor Filme.
Durante uma entrevista ao canal Men in Blazers, o ator Wagner Moura recebeu a missão de escolher apenas uma vitória para o Brasil entre ganhar a Copa do Mundo e o Oscar.
Claramente dividido, Moura perguntou se poderia escolher ambos, mas acabou escolhendo o Oscar, com a justificativa de que a premiação mostraria ao mundo que artistas brasileiros além de jogadores de futebol e cantores podem se destacar no cenário global, e que isso traria orgulho e auto-estima para a comunidade artística do país.
Assista ao momento a seguir:
Tudo sobre O Agente Secreto
Ambientada em Recife, em 1977, a história acompanha Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia que retorna à capital pernambucana após anos fora em busca de paz, apenas para descobrir que sua cidade natal esconde perigos e segredos inquietantes.
A obra traça um panorama da sociedade e da política brasileira nos anos 70, tocando através dele em temas como repressão política, restrição de direitos e o uso da tecnologia como ferramenta do controle totalitário.
O elenco do thriller político reúne ainda grandes nomes do cinema brasileiro, incluindo Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Carlos Francisco, Alice Carvalho, Roberto Diogenes, Hermila Guedes, entre outros. Udo Kier, de Bacurau, também está no filme. A direção é de Kleber Mendonça Filho, que também assina o roteiro.
No Festival de Cannes deste ano, O Agente Secreto teve um resultado histórico, levando para casa dois troféus: Kleber Mendonça Filho venceu o prêmio de Melhor Direção, e Wagner Moura recebeu o prêmio de Melhor Ator.