Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Veja as ofertas
Termos e Condições Política de Privacidade
Filmes
Notícia

O Agente Secreto | "Brasileiros não se encaixam nos padrões", diz Wagner Moura

Indicado ao Oscar falou sobre fala brasileiros em Hollywood

3 min de leitura
29.01.2026, às 21H00.

Créditos da imagem: Reprodução

Em busca do primeiro Oscar nas categorias de atuação para o Brasil por seu trabalho em O Agente Secreto, Wagner Moura segue dando entrevistas e participando de programas de TV nos EUA. Em uma longa entrevista à Variety, Moura ressaltou o papel de atores latinos em Hollywood e como essa comunidade pode ajudar atores brasileiros no mercado dos EUA.

"Os brasileiros não se encaixam nos padrões de Hollywood", afirmou Wagner. "'Narcos' me conectou a uma identidade latina mais ampla. Finalmente me senti parte da família. Mas sinto a responsabilidade de não reforçar estereótipos."

O ator contou que após o sucesso com papel de Pablo Escobar na série da Netflix, recebeu diversos convites de trabalho, no entanto, todos para viver o mesmo tipo de personagem. "Eu pensei: não. Tive que dizer não porque é uma percepção que se tem do nosso povo. Claro, 'Narcos' foi ótimo. Mas eu não quero continuar reforçando esse estereótipo", contou o brasileiro.

"Eu queria interpretar jornalistas, médicos, engenheiros — seja lá o que formos. Somos a maior parte desta sociedade. Quero interpretar os mesmos personagens que os atores brancos americanos interpretam. Não preciso interpretar um cara chamado José. Me deem o Michael, e adivinhem? O cara vai falar exatamente como eu falo, com este sotaque. Porque eu represento muitas pessoas que falam exatamente como eu." 

Webstories

Tudo sobre O Agente Secreto

Ambientada em Recife, em 1977, a história acompanha Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia que retorna à capital pernambucana após anos fora em busca de paz, apenas para descobrir que sua cidade natal esconde perigos e segredos inquietantes.

A obra traça um panorama da sociedade e da política brasileira nos anos 70, tocando através dele em temas como repressão política, restrição de direitos e o uso da tecnologia como ferramenta do controle totalitário.

O elenco do thriller político reúne ainda grandes nomes do cinema brasileiro, incluindo Maria Fernanda CândidoGabriel LeoneCarlos FranciscoAlice Carvalho, Roberto DiogenesHermila Guedes, entre outros. Udo Kier, de Bacurau, também está no filme. A direção é de Kleber Mendonça Filho, que também assina o roteiro.

No Festival de Cannes deste ano, O Agente Secreto teve um resultado histórico, levando para casa dois troféus: Kleber Mendonça Filho venceu o prêmio de Melhor Direção, e Wagner Moura recebeu o prêmio de Melhor Ator.

Agente concorre ao Oscar 2026 em quatro categorias: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator (Moura) e Melhor Direção de Elenco.