O Agente Secreto e Wagner Moura não estão conquistando apenas o coração dos brasileiros, mas também das plateias e críticos do mundo todo. Na última terça-feira, o ator e o filme de Kleber Mendonça Filho receberam os prêmios de Melhor Ator e Melho Filme Internacional do New York Film Critics Circle, conjunto de críticos da cidade americana. Quem entregou o prêmio para Moura foi a atriz Lupita Nyong'o, que fez uma publicação em suas redes sociais exaltando o trabalho do brasileiro e escrevendo em português um simpático: "tudo de bom". Confira abaixo a postagem e a tradução.
"Ontem à noite, tive a oportunidade de celebrar o que considero uma das performances mais impactantes do ano no cinema: Wagner Moura em O Agente Secreto. O filme de Kleber Mendonça Filho é EXTRAORDINÁRIO e fiquei muito feliz em homenagear Wagner como Melhor Ator no New York Film Critics Circle Awards. Tudo de bom!!
@thesecretagentfilm nos lembra que as histórias mais interessantes não são sobre heróis ou vilões, mas sobre seres humanos tentando lidar com circunstâncias impossíveis. Não perca!!!"
Tudo sobre O Agente Secreto
Ambientada em Recife, em 1977, a história acompanha Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia que retorna à capital pernambucana após anos fora em busca de paz, apenas para descobrir que sua cidade natal esconde perigos e segredos inquietantes.
A obra traça um panorama da sociedade e da política brasileira nos anos 70, tocando através dele em temas como repressão política, restrição de direitos e o uso da tecnologia como ferramenta do controle totalitário.
O elenco do thriller político reúne ainda grandes nomes do cinema brasileiro, incluindo Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Carlos Francisco, Alice Carvalho, Roberto Diogenes, Hermila Guedes, entre outros. Udo Kier, de Bacurau, também está no filme. A direção é de Kleber Mendonça Filho, que também assina o roteiro.
No Festival de Cannes deste ano, O Agente Secreto teve um resultado histórico, levando para casa dois troféus: Kleber Mendonça Filho venceu o prêmio de Melhor Direção, e Wagner Moura recebeu o prêmio de Melhor Ator. Por lá, o filme também levou a Premiação de Cinema de Arte e o prêmio da crítica da FIPRESCI.