O diretor Kleber Mendonça Filho publicou nesta quarta-feira (21), um texto em seu Instagram comentando sobre a revelação das indicações ao Oscar 2026, que pode contar com Wagner Moura e O Agente Secreto.
"Amanhã dia importante para todos nós que fizemos O Agente Secreto, há uma expectativa no ar, dia de anúncios dos indicados ao Oscar", começa o diretor. "Antes de qualquer coisa, com ou sem indicação, queremos agradecer a todo o apoio que temos recebido no Brasil e no exterior. Que experiência incrível a de viajar o mundo e representar o Brasil, fazer justiça à nossa equipe, honrar nosso elenco e mostrar uma obra cultural brasileira que também pode ser um bom produto".
"Tudo começou com a vontade de trabalhar com Wagner, escrever um roteiro e querer filmá-lo", finaliza o diretor. A imagem mostra ele, Wagner e Emilie, na primeira leitura do filme, 7 meses antes de começarem as filmagens.
Tudo sobre O Agente Secreto
Ambientada em Recife, em 1977, a história acompanha Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia que retorna à capital pernambucana após anos fora em busca de paz, apenas para descobrir que sua cidade natal esconde perigos e segredos inquietantes.
A obra traça um panorama da sociedade e da política brasileira nos anos 70, tocando através dele em temas como repressão política, restrição de direitos e o uso da tecnologia como ferramenta do controle totalitário.
O elenco do thriller político reúne ainda grandes nomes do cinema brasileiro, incluindo Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Carlos Francisco, Alice Carvalho, Roberto Diogenes, Hermila Guedes, entre outros. Udo Kier, de Bacurau, também está no filme. A direção é de Kleber Mendonça Filho, que também assina o roteiro.
No Festival de Cannes deste ano, O Agente Secreto teve um resultado histórico, levando para casa dois troféus: Kleber Mendonça Filho venceu o prêmio de Melhor Direção, e Wagner Moura recebeu o prêmio de Melhor Ator.