O filme brasileiro O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho, estreou com sucesso crítico e comercial na França na última quarta-feira, 17 de dezembro. A produção chegou a 184 salas em 146 cidades e debutou na vice-liderança das bilheterias francesas, atrás apenas de Avatar: Fogo e Cinzas, em uma recepção descrita como historicamente positiva pela imprensa local.
O principal jornal do país, Le Monde, definiu o longa como "obra-prima". Outras publicações de peso endossaram o entusiasmo: a Libération o chamou de "um filme político, engraçado e sensual"; Les Inrocks decretou um "nascimento instantâneo de um clássico"; e Télérama o definiu como "um thriller impressionante no estilo de um filme de espionagem". Les cahiers du cinéma e Elle também foram contundentes em seus elogios.
O ator Wagner Moura foi um dos grandes destaques para os críticos. A revista Le Nouvel Obs afirmou tratar-se de "um grande filme sobre o domínio da ditadura com um magnífico Wagner Moura". A Vogue o apontou como "um dos melhores atores da atualidade", e a GQ francesa ressaltou que "Wagner Moura brilha no esplêndido O Agente Secreto".
A trajetória internacional do filme segue agora para circuitos comerciais nos Estados Unidos (a partir de 19 de dezembro), com estreias confirmadas na Itália (29 de janeiro) e no Reino Unido e Irlanda (20 de fevereiro). O longa permanece em cartaz na Alemanha e em Portugal.
Tudo sobre O Agente Secreto
Ambientado em Recife, em 1977, o longa acompanha Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia que retorna a Recife após anos fora em busca de paz, apenas para descobrir que sua cidade natal esconde perigos e segredos inquietantes.
A obra traça um panorama da sociedade e da política brasileira nos anos 70, tocando através dele em temas como repressão política, restrição de direitos e o uso da tecnologia como ferramenta do controle totalitário.
O elenco do thriller político reúne ainda grandes nomes do cinema brasileiro, incluindo Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Carlos Francisco, Alice Carvalho, Roberto Diogenes, Hermila Guedes, entre outros. Udo Kier, de Bacurau, também está no filme. A direção é de Kleber Mendonça Filho, que também assina o roteiro.
No Festival de Cannes deste ano, O Agente Secreto teve um resultado histórico, levando para casa dois troféus: Kleber Mendonça Filho venceu o prêmio de Melhor Direção, e Wagner Moura recebeu o prêmio de Melhor Ator. Por lá, o filme também levou a Premiação de Cinema de Arte e o prêmio da crítica da FIPRESCI.
O filme está em cartaz nos cinemas do Brasil, com distribuição da Vitrine Filmes.