Filmes

Notícia

Mostra Internacional de Cinema anuncia filmes selecionados de 2018

42ª segunda edição abre com A Favorita, de Yorgos Lanthimos

06.10.2018, às 20H01.

42ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, que acontece na capital paulista de 18 a 31 de outubro, divulgou a lista de filmes selecionados para exibição. A abertura ficará por conta de A Favorita, de Yorgos Lanthimos, enquanto o novo filme de Alfonso Cuáron, Roma, fará o encerramento. 

Divulgação

O japonês Hirokazu Kore-eda será homenageado com o Prêmio Humanidade, e seu trabalho mais recente, Assunto de Família, que recebeu a Palma de Ouro no Festival de Cannes deste ano, integra a programação. Outro Prêmio Humanidade será concedido a Drauzio Varella antes da exibição da cópia restaurada de Pixote - A Lei do Mais Fraco. A 42ª. Mostra também homenageia o centenário do líder sul-africano Nelson Mandela com a exibição de quatro títulos, entre eles o inédito O Estado Contra Mandela e os Outros, de Gilles Porte e Nicolas Champeaux, que integrou a seleção do Festival de Cannes.

Entre os destaques, estão também o vencedor de melhor roteiro no Festival de Cannes, 3 Faces, do cineasta iraniano Jafar Panahi e A Caixa de Pandora, longa alemão dirigido por Georg Wilhelm Pabst. A Casa que Jack Construiu, de Lars von Trier, também marca a programação, assim como outros três longas do diretor: Ondas do Destino, Europa e Elemento de um Crime.

A 42ª Mostra ainda vai apresentar os mais recentes filmes do cineasta israelense Amos Gitai: a ficção Uma Carta para um Amigo em Gaza e o documentário Um Trem em Jerusalém, além do média-metragem A Casa.

Além dos títulos acima citados, estão confirmados o francês Non-Fiction, de Olivier Assayas, a série francesa Coincoin e os Inumanos, de Bruno Dumont (continuação de O Pequeno Quinquin, que estará disponível na plataforma de streaming Spcine Play); o russo Verãode Kirill Serebrennikov; o franco-suíço Almas Mortasde Wang Bing, o espanhol Los Demás Días, de Carlos Agulló; o norte-americano Infiltrado na Klan, de Spike Lee; o uruguaio Tragam a Maconha, de Denny Brecher, Alfonso Guerrero e Marcos Hecht; o italiano O Segredo de Nápoles, de Ferzan Ozpeteck, que será júri desta edição; o franco-suíço Imagem e Palavra, de Jean-Luc Godard, o palestino Os Relatórios Sobre Sarah e Saleem, de Muayad Alayan; o documentário português O Termômetro de Galileu, de Teresa Villaverde, que é júri desta edição da Mostra, o espanholThe Man Who Killed Don Quixote, de Terry Gilliam, e o argentino La Quietud, de Pablo Trapero.

42ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo acontece na capital paulista de 18 a 31 de outubro. Mais informações estão disponíveis no site oficial