Filmes

Notícia

Hyperion | Bradley Cooper estreia como roteirista com a complexa adaptação da ficção científica

"Eu gostaria mesmo é de dirigir o filme, mas não vai acontecer", diz o ator

30.05.2011, às 00H00.

Bradley Cooper (Se Beber, Não Case! Parte II) vai se aventurar como roteirista. Em entrevista ao jornalista Charlie Rose, o ator disse que prepara uma adaptação de Hyperion, de Dan Simmons.

hyperion

Lançado em 1989 nos EUA e sem edição brasileira, Hyperion venceu o Hugo - prêmio dedicado a obras de ficção científica - de melhor romance em 1990. A estrutura do livro lembra a dos Contos de Canterbury, com contos em prosa e vrerso narrados por peregrinos. No caso de Hyperion, seis peregrinos - um padre, um soldado, um poeta, um estudioso, um detetive e um cônsul - em seis diferentes linhas temporais buscam a divindidade The Shrike no planeta Hyperion, em um universo à beira do apocalipse. Cada peregrino conta em sua história o motivo de sua procura pelo Shrike.

Cooper e um amigo escreveram por conta própria um roteiro baseado no romance e o apresentaram ao produtor Graham King, detentor dos direitos do livro. "Cheguei lá e disse: 'Eu sei que esse é um projeto muito audacioso, mas daria só para você ler este roteiro que escrevemos? Acho que arrumamos um jeito interessante de contar essa história.' Então agora estamos negociando para escrever o filme de fato", conta o ator.

"Eu gostaria mesmo é de dirigir o filme, mas não vai acontecer", completa. Não é uma adaptação simples; a história dos peregrinos só se completa em The Fall of Hyperion, a continuação de Hyperion lançada em 1990.