Omelete

Reprodução

Filmes

Notícia

Hamdan Ballal | Academia pede desculpas por falta de apoio a diretor

Academia admite erro de não falar de Ballal em comunicado

28.03.2025, às 21H11.
Atualizada em 28.03.2025, ÀS 22H00

Os chefões da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA emitiram um pedido de desculpas por não mencionar o vencedor do OscarHamdan Ballal, ou o filme Sem Chãoapós o sequestro do diretor pelo exército israelense.

A nota do CEO da AMPAS, Bill Kramer, e da presidente Janet Yang aos membros veio horas depois que o Conselho de Governadores da Academia realizou uma reunião especial urgente para discutir as consequências de sua resposta no meio da semana ao ataque ao codiretor de Sem Chão, Hamdan Ballal.

“Na quarta-feira, enviamos uma carta em resposta a relatos de violência contra o vencedor do Oscar Hamdan Ballal, codiretor de No Other Land, conectado à sua expressão artística”, Kramer e Yang escreveram aos membros hoje. “Lamentamos não termos reconhecido diretamente o Sr. Ballal e o filme pelo nome.”

Eles acrescentaram: “Pedimos sinceras desculpas ao Sr. Ballal e a todos os artistas que não se sentiram apoiados por nossa declaração anterior e queremos deixar claro que a Academia condena a violência desse tipo em qualquer lugar do mundo. Abominamos a supressão da liberdade de expressão em quaisquer circunstâncias.”

Entenda o caso

Ballal foi inicialmente agredido por colonos israelenses em um ataque que aconteceu na última segunda-feira (24), por volta das 18h locais (13h de Brasília). Segundo relato do veículo israelense Haaretz, a confusão começou quando um colono abordou um grupo de palestinos na vila de Susya.

Quando os palestinos pediram que ele se retirasse, dúzias de outros colonos apareceram e começaram a atacá-los com paus e pedras, além de destruir estruturas como tanques de água e carros. Soldados sequestrara a ambulância chamada por Ballal após o ataque, e ele foi levado para uma prisão israelense, de acordo com o relato de Abraham.

Sobre o filme

Sem Chão, dirigido por Abraham e Ballal ao lado de Rachel Szor e Basel Adra, acompanha a luta dos palentinos originários da comunidade de Masafer Yatta, no Sul da Cisjordânia, através dos anos, conforme o exército israelense inicia demolições sistemáticas de suas casas e construções comunitárias, a fim de instalar um campo de treinamento militar na região.

Sem Chão venceu o Oscar de Melhor Documentário, e ainda está em exibição em alguns cinemas brasileiros. O longa chega ao streaming Filmelier+ em abril.