Filmes

Notícia

Guillermo del Toro comenta O Hobbit e Frankenstein

Diretor fala sobre influência para a adaptação de Tolkien e revela idéia geral de Frankenstein

06.10.2008, às 12H00.
Atualizada em 14.01.2017, ÀS 16H04

Durante uma palestra organizada pela New Yorker na Associação dos Diretores dos EUA em Manhattan, Guillermo del Toro falou sobre O Hobbit e Frankenstein.

Smaug

Smaug, em ilustração por John Howe

Frankestein

Boris Karloff como o monstro

O cineasta disse que disciplinou-se para escrever o roteiro da adaptação pelas manhãs. A tarde ele reserva para leituras e sessões de documentários que ele acredita que influenciarão o filme - como influenciaram Tolkien. "Por exemplo, tenho visto muitos documentários da Primeira Guerra Mundial. Parece estranho, mas acho que O Hobbit é um livro nascido das experiências da geração de Tolkien com a guerra, os campos de batalha e a decepção de ver o colapso de valores. Peter Jackson entende isso e tem verdadeira obsessão pelo período, ele coleciona aviões, tanques, canhões... até navios! Ele tem reproduções de uniformes de época para cerca de 120 soldados... cada exército! Então perguntei a ele quais filmes assistir, porque não quero ficar vendo filmes antigos de fantasia. Preciso encontrar minha própria maneira de contar a história".

Sobre o vilão do filme, o dragão Smaug, Del Toro explicou que tem verdadeiro fascínio com essas criaturas míticas. "É um símbolo poderoso e no contexto de O Hobbit ele é usado para lançar uma sombra sobre a narrativa toda. Essencialmente, Smaug representa muitas coisas... orgulho, ganância... ele é O Magnífico, afinal". O diretor explica ainda que será um personagem difícil, pois ele deve personificar fisicamente tudo isso, além de ter alguns dos diálogos mais belos de todas as cenas. "É o design mais difícil do filme, temos que esgotar todas as possibilidades antes de fechar em uma opção".

Os dois filmes baseados na obra de Tolkien seguirão até 2012. Depois disso, Del Toro tem sua agenda lotada até 2017, incluindo o novo filme de Frankenstein. Grande fã do monstro, ele voltou a dizer que não fará uma adaptação literal do livro de Mary Shelley, mas "uma aventura que envolve a criatura. Não posso dizer muito, mas a criação do monstro não será o foco do filme. Só posso dizer que, diferente de Kenneth Branagh [diretor e astro do filme de 1994], não vou aparecer sem camisa no filme!", brincou.