Gladiador 2 foi disponibilizado na Netflix e traz Paul Mescal como o novo protagonista da franquia. Com o diretor Ridley Scott falando abertamente sobre já ter ideias para um possível terceiro longa, muitos fãs se perguntam se o segundo filme prepara o terreno para uma continuação.
[Atenção: spoilers de Gladiador 2 abaixo]
No final de Gladiador 2, Lucius (Mescal) consegue impedir o golpe de Macrinus (Denzel Washington), que desejava assumir a liderança do Império Romano após planejar as mortes do imperadores gemêos Geta (Joseph Quinn) e Caracalla (Fred Hechinger) e da rainha Lucilla (Connie Nielsen). O filho de Maximus (Russell Crowe) enfrenta o mercador de escravos - que havia se tornado cônsul - em combate e consegue matá-lo.
Lucius, que estava com as tropas lideradas por Acacius (Pedro Pascal) ao seu lado, oferece uma trégua ao exército pretoriano, formado por um grupo de legionários experientes que cuidavam da segurança dos imperadores. Como verdadeiro herdeiro do trono, ele oferece um acordo de paz a ambas as partes para tentar realizar o antigo sonho do imperador Marcus Aurelius (Richard Harris) de uma Roma livre e justa para todos.
O filme termina sem confirmar se Lucius assumiu o posto de novo imperador ou se ele devolveu o poder de Roma ao Senado, formando uma nova república. Ridley Scott confirmou em entrevistas que tem ideias para Gladiador 3 e já estaria trabalhando no roteiro, entretanto, nada foi anunciado de forma oficial.
O elenco de Gladiador 2 conta com Paul Mescal, Denzel Washington e Pedro Pascal, entre outros astros. Também o retorna ao elenco Connie Nielsen, que viveu Lucilla no filme original. A continuação tem roteiro de Peter Craig (Top Gun: Maverick) e conta com Ridley Scott de volta à cadeira de diretor.
Gladiador 2 está disponível no Paramount+ e na Netflix.