Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Veja as ofertas
Termos e Condições Política de Privacidade
Filmes
Entrevista

Premiado em Gramado, Gero Camilo quase desistiu do cinema com Papagaios

Longa rendeu o prêmio de Melhor Ator ao artista no Festival

3 min de leitura
30.08.2025, às 06H30.

Com mais de 30 anos de carreira, o ator, compositor, dramaturgo e diretor Gero Camilo foi um dos destaques do Festival de Gramado 2025. O artista saiu com o prêmio de Melhor Ator por seu trabalho em Papagaios, filme que marca a estreia do diretor Douglas Soares no comando de longas-metragens. Mas o que foi a consagração do amor do astro por seu ofício poderia muito bem ser uma despedida triste.

Em bate-papo com jornalistas do qual o Omelete participou durante o Festival, Camilo confessou que, ao aceitar o convite para estrelar Papagaios ao lado de Ruan Aguiar, o ator tinha decidido que o filme seria o seu último trabalho no cinema. O motivo? As dificuldades de se trabalhar com audiovisual no Brasil.

“Esse filme acontece em um momento em que eu estava exausto do cinema, da dificuldade que é fazer cinema neste país. Às vezes um projeto leva dez anos para sair do papel. Para mim, cinema é luta de classe”, pontuou o ator de 54 anos.

“A gente representa muito bem as contradições do capitalismo e isso reflete inclusive nos desafios da nossa produção”, continuou Camilo. “Quem não tem dinheiro, quem não tem determinados corpos políticos, como brancos e sudestinos, sofre mais. Às vezes produções nordestinas são contadas por sudestinos. Desde o começo da minha trajetória isso foi uma dificuldade que eu tive que enfrentar.”

Por todos estes motivos, Gero Camilo estava certo que Papagaios seria o seu último trabalho no cinema nacional. Contudo, ele não esperava que a experiência no set ao lado da equipe de produção e elenco fossem renovar a sua esperança no ofício.

“Quando chegou [o convite para] Papagaios, eu tava de saco cheio do cinema e dessas dificuldades. Eu já vivi o cinema pelo avesso e de muitas formas. Quando chegou o convite, eu tinha decidido que seria meu último filme. Eu decidi que ia romper com essa luta de classe e foda-se poque eu ia encerrar essa história. Aí chega meu primeiro dia e eu conheço meu diretor, tenho um almoço de cinco horas com meu parceiro de cena, de 25 anos, todo empolgado, e ele me falando coisas tão maravilhosas. Aí eu fui pro hotel pensando que não poderia decepcioná-lo. Depois, nossa troca na preparação foi abrindo o meu coração novamente e entendi que a luta continua.”

Confira a sinopse do filme: Tunico é o mais famoso "Papagaio de Pirata" do Rio de Janeiro e está sempre perseguindo repórteres para aparecer na TV. Depois de um grave acidente, ele conhece Beto, jovem misterioso que se torna seu aprendiz. Este encontro revelará a face oculta da busca pela fama a qualquer custo, em um Brasil com mais de 70 milhões de televisores ligados todos os dias.

O elenco completo conta com Gero Camilo (Tunico), Ruan Aguiar (Beto), Leo Jaime, Angela Paz (Livia Paz), Ernesto Piccolo (Clau), Babi Xavier e Claudete Troiano. Além de dirigir, Soares também assina o roteiro do longa.

*Papagaios foi exibido no Festival de Gramado 2025. Uma data de estreia oficial ainda não foi confirmada.

Webstories