Filmes

Notícia

Festival de Búzios começa com premiados em Cannes e Veneza

Eu, Daniel Blake e Capitão Fantástico são alguns dos destaques

25.11.2016, às 10H09.
Atualizada em 25.11.2016, ÀS 11H03

Ganhador da Palma de Ouro em Cannes, Eu, Daniel Blake, de Ken Loach, é a cereja do bolo preparado pelos programadores do Festival de Búzios, localizado no estado do Rio de Janeiro, para atrair espectadores (com exibições a custo zero), em paralelo a reuniões nas quais exibidores, produtores e distribuidores discutem o futuro do cinema como atividade comercial no Brasil.

Realizada a partir desta quinta-feira (24), com a projeção da comédia argentina O Cidadão Ilustre (prêmio de melhor ator em Veneza para Oscar Martinez), até domingo, a 22ª edição do evento chega com o cardápio mais  pop e maior prestígio de toda a história do evento – que agendo o filme de Loach para sábado (26), às 19h. A prova do vigor com o qual o festival chega este ano é a escalação de títulos elogiados, como o drama Capitão Fantástico, com Viggo Mortensen, que deu a Matt Ross o prêmio de melhor direção na competição Un Certain Regard de Cannes, ou ainda o épico político chileno Nerudade Pablo Larraín, com Gael García Bernal na pele do agente da Lei responsável pela caçada a um dos maiores poetas do mundo. O primeiro passa na sexta, às 21h30, e o segundo, no domingo, 19h.

“Búzios é uma cidade de 30 mil habitantes que preserva um cinema de rua há 23 anos, com a maior elegância, servindo de espaço, anualmente, todo mês de novembro, a um encontro da classe cinematográfica, rodeado da exibição gratuita de filmes esperados por todo o público brasileiro”, explica a produtora Vilma Lustosa, diretora do evento. “Enquanto o público está vendo Ken Loach, os distribuidores estão conversando com os exibidores sobre novas tendências de mercado, sobretudo as plataformas digitais. Aqui, todo mundo fala e se conecta, para melhorar o cinema como negócio. E ainda serão exibidos trailers das maiores produtoras brasileiras para que os profissionais da exibição e da distribuição opinem sobre o futuro de nossos filmes”.

Entre os trailers de longas brasileiros que serão apresentados estão os das comédias Amor.Com, com Ísis Valverde; Minha Família, do cineasta campeão de bilheteria Felipe Joffily (Muita Calma Nessa Hora); e Não se Aceitam Devoluções, com Leandro Hassum. De Brasil ainda entrou no pacote de Búzios o drama O Filho Eterno, com o humorista Marcos Veras fazendo drama (passa sábado, 21h). Um dos longas mais esperados no balneários é o terror coreano Invasão Zumbi, agendado para sábado, às 22h30m.