Filmes

Notícia

Festival de Berlim | O Exterminador do Futuro 2 ganha versão restaurada em 3D para o evento

Premiação aposta na cultura pop em 2017

19.01.2017, às 13H30.
Atualizada em 19.01.2017, ÀS 17H02

Canteiro de experimentações de linguagem, o Festival de Berlim (9 a 19 de fevereiro) resolveu apostar pesado no pop em sua 67ª edição – que vai sediar a première mundial de Logan, a nova aventura solo de Wolverine – recheando sua seção de retrospectivas – a Berlinale Classics - com um resgate de blockbusters cults do cinema-pipoca, num pacote cuja principal atração é a versão em 3D de O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (1991). Laureado com quatro Oscars, o sucesso de bilheteria de James Cameron vai ser exibido numa edição restaurada digitalmente em 4K por seu próprio realizador, redefinindo efeitos especiais que marcaram época em Hollywood – sobretudo cenas do andróide de metal líquido T-1000 em transformação.

O investimento da Berlinale em filmes pop se estende também para a seara do zumbi, com o resgate de A Noite dos Mortos-Vivos (1968), de George A. Romero. E no mesmo pacote, entra o sucesso de bilheteria de Woody Allen, Annie Hall – Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977), pelo qual ele ganhou os Oscars de melhor filme, diretor e roteiro original.

Até o dia 25, o festival anuncia toda a sua programação para 2017, quando a participação brasileira é maciça. Até o momento,  a participação do cinema nacional no evento inclui oito longas. Na competição oficial concorre Joaquim, de Marcelo Gomes, sobre os bastidores da Inconfidência Mineira. Na seção Panorama, ainda não completa, entraram Pendular, de Julia Murat, e Vazante, de Daniela Thomas. Na mostra Geração, estão A Mulher do Pai, de Cristiane OliveiraAs Duas Irenesde Fábio Meira; e Não Devore Meu Coração, de Felipe Bragança. No Fórum tem o faroeste gaúcho Rifle, de Davi Pretto. João Moreira Salles lançará o seu No Intenso Agora por lá no Panorama Dokumente, encerrando um jejum de dez anos sem lançar filmes depois da consagração de Santiago. Entraram ainda no festival os curtas Estás Vendo Coisas, de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca (este na briga pelo Urso de Ouro) e Em Busca da Terra Sem Males, de Anna Azevedo (que ficou na mostra Generation KPlus. Até o dia 25 ainda tem filme pra ser anunciado, incluindo na fornada em concurso.

Laureado no dia 8 com o Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro por Elle, o diretor holandês Paul Verhoeven presidirá o júri da briga pelo Urso de Ouro de longas.