O Critics Choice Awards 2026 elegeu O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, como o melhor filme internacional do ano. O longa brasileiro concorria com Foi Apenas um Acidente, A Garota Canhota, No Other Choice, Sirāt e Belén. O anúncio aconteceu antes mesmo do início da cerimônia, com Mendonça Filho sendo premiado ainda no tapete vermelho.
Realizado anualmente pela Critics Choice Association (CCA), o evento chega agora à sua 31ª edição, desta vez sob apresentação da comediante Chelsea Handler. Concorrem na premiação grandes títulos que chegaram ao cinema em 2025, como Pecadores, Uma Batalha Após a Outra e o brasileiro O Agente Secreto. Entre as séries, Pluribus, Paradise e Ruptura se destacam.
A lista completa de indicações foi revelada no último dia 5 de dezembro, praticamente um mês antes da entrega efetiva dos prêmios. O filme Pecadores, de Ryan Coogler, é o título mais presente nessa relação, acumulando nada menos que 17 indicações.
Tudo sobre O Agente Secreto
Ambientado em Recife, em 1977, o longa acompanha Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia que retorna a Recife após anos fora em busca de paz, apenas para descobrir que sua cidade natal esconde perigos e segredos inquietantes.
A obra traça um panorama da sociedade e da política brasileira nos anos 70, tocando através dele em temas como repressão política, restrição de direitos e o uso da tecnologia como ferramenta do controle totalitário.
O elenco do thriller político reúne ainda grandes nomes do cinema brasileiro, incluindo Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Carlos Francisco, Alice Carvalho, Roberto Diogenes, Hermila Guedes, entre outros. Udo Kier, de Bacurau, também está no filme. A direção é de Kleber Mendonça Filho, que também assina o roteiro.
No Festival de Cannes deste ano, O Agente Secreto teve um resultado histórico, levando para casa dois troféus: Kleber Mendonça Filho venceu o prêmio de Melhor Direção, e Wagner Moura recebeu o prêmio de Melhor Ator. Por lá, o filme também levou a Premiação de Cinema de Arte e o prêmio da crítica da FIPRESCI.
O filme está em cartaz nos cinemas do Brasil, com distribuição da Vitrine Filmes.