Divulgação/Warner Bros.

Filmes

Notícia

Convenção das Bruxas: Anne Hathaway se desculpa por representação de deficiência

Filme recebeu críticas ao colocar condição física como atributo das bruxas

06.11.2020, às 13H05.

Anne Hathaway usou suas redes sociais para se desculpar pela forma como Convenção das Bruxas representou a ectrodactilia, como é chamada a condição em que há a ausência de um ou mais dedos centrais nas mãos ou nos pés, como uma característica das bruxas. A atriz, que interpreta a Grande Bruxa, publicou um longo pedido de desculpas na legenda de um vídeo da Lucky Fin Project em que pessoas falam sobre a importância de não ter vergonha de seus membros com má-formação. Confira abaixo:

“Muito obrigado ao Lucky Fin Project por me deixar usar este vídeo. Recentemente descobri que muitas pessoas com má-formação estão sofrendo pela representação da Grande Bruxa em Convenção das Bruxas.

Deixe-me começar dizendo que eu faço o meu melhor para ser sensível aos sentimentos e experiências dos outros, não por medo do politicamente correto, mas porque não machucar os outros me parece o nível mais básico de decência, para o qual deveríamos estar caminhando. Como alguém que realmente acredita em inclusão e realmente, realmente detesta crueldade, devo um pedido de desculpas a todos vocês pela dor causada. Eu sinto muito. Não fiz a ligação entre má-formação com a Grande Bruxa quando o visual da personagem foi trazido a mim; se tivesse, juro que isso nunca teria acontecido.

Particularmente quero pedir desculpas às crianças com má-formação: agora que sei mais sobre, prometo fazer melhor. E devo um pedido de desculpas especial a todos que amam vocês ferozmente assim como amo meus filhos: sinto muito ter desapontado sua família.

Se você já não conhece, por favor confira o Lucky Fin Project (vídeo acima) e a hashtag #NotAWitch (Não sou bruxa, em tradução livre) para ter uma perspectiva mais inclusiva e necessária sobre a má-formação”.

O novo Convenção das Bruxas foi lançado diretamente em streaming nos EUA, na plataforma HBO Max, em 22 de outubro. Com Anne Hathaway, Octavia Spencer Chris Rock, o novo filme foi dirigido, escrito e produzido por Robert Zemeckis (De Volta para o Futuro; Forrest Gump). Jack RapkeAlfonso Cuaron Guillermo del Toro também são produtores. Anteriormente foi dito que a nova trama será mais fiel ao romance de Roald Dahl, já que o filme de 1990 é considerado apenas uma inspiração. Stanley Tucci Kristin Chenoweth também estrelam.

Convenção das Bruxas chega ao Brasil em 19 de novembro.