Convenção das Bruxas sofre críticas por representação de deficiência

Créditos da imagem: Divulgação/Warner Bros.

Filmes

Notícia

Convenção das Bruxas sofre críticas por representação de deficiência

Novo filme colocou síndrome como característica para identificar uma bruxa

Gabriel Avila
04.11.2020
11h38
Atualizada em
04.11.2020
12h20
Atualizada em 04.11.2020 às 12h20

[Cuidado com spoilers de Convenção das Bruxas]

A nova versão de Convenção das Bruxas sofreu críticas pela forma como representou a ectrodactilia, quando há ausência de um ou mais dedos centrais nas mãos ou nos pés. No filme, a bruxa interpretada por Anne Hathaway mostra mãos com três dedos similares a de pessoas afetadas pela condição, indicando que essa é uma das formas de descobrir a identidade de uma bruxa.

O perfil oficial das Paraolimpíadas usou o Twitter para republicar uma postagem da nadadora Amy Marren que não apenas critica o novo filme, como ainda traz um fragmento do livro de Roald Dahl em que a produção se baseia. Segundo a imagem, Bruxas têm garras muito semelhantes a mãos comuns, o que torna a nova versão ainda mais injustificável. Confira abaixo:

Ao Deadline, um representante da Warner afirmou estar arrependido por qualquer ofensa causada e “profundamente triste ao saber que a descrição de personagens fictícios de Convenção das Bruxas poderia ofender pessoas com deficiência”. A justificativa do estúdio, é que os designers da nova versão quiseram dar garras de gato, conforme a desctição do livro. “A intenção nunca foi que a audiência sentisse que as criaturas fantásticas e não-humanas serviam para representá-la”.

O novo Convenção das Bruxas foi lançado diretamente em streaming nos EUA, na plataforma HBO Max, em 22 de outubro. Com Anne Hathaway, Octavia Spencer Chris Rock, o novo filme foi dirigido, escrito e produzido por Robert Zemeckis (De Volta para o Futuro; Forrest Gump). Jack RapkeAlfonso Cuaron Guillermo del Toro também são produtores. Anteriormente foi dito que a nova trama será mais fiel ao romance de Roald Dahl, já que o filme de 1990 é considerado apenas uma inspiração. Stanley Tucci Kristin Chenoweth também estrelam.

Convenção das Bruxas chega ao Brasil em 19 de novembro.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.