As últimas produções da Pixar passaram por situações conturbadas nos bastidores. Elio, o mais recente longa-metragem do estúdio, sofreu várias alterações importantes ao longo de sua produção. A trama, os personagens e o tom do filme foram modificados, o diretor Adrian Molina foi substituído por Domee Shi e Madeline Sharafian e o lançamento foi adiado duas vezes. Já Ganhar ou Perder, primeira série original do estúdio para o Disney+, teria sofrido interferências para cortar a história sobre transição de gênero da produção, como noticiou o The Hollywood Reporter.
Os rumores de interferências externas também já haviam chegado em Cara De Um, Focinho de Outro, novo filme da Pixar, que estreia em 2026. Em dezembro, o THR noticiou que o estúdio havia reduzido o teor ambientalista da história. "Infelizmente, quando você baseia o filme inteiro sobre a importância do ambientalismo, você realmente não consegue voltar atrás nisso", disse uma das fontes ouvidas pelo THR. "O time envolvido sofreu bastante para resolver a questão. O que você faz com um feedback assim?"
Em entrevista exclusiva ao Omelete, o diretor Daniel Chong negou que tenha havido interferência da Disney ou da Pixar na história e que, se houve redução de parte da trama, ela foi feita de forma natural, como em qualquer produção. “Acho que, para nós, eu pessoalmente como cineasta, não senti essa pressão. Tudo o que senti em termos do que estávamos tentando dizer com este filme e transmitir, houve muito alinhamento com a Disney. E eles estavam de acordo, ninguém lutou contra o que estávamos dizendo”, afirmou Chong.
“Na verdade, o que acontece é que o filme passa por muitas mudanças ao longo de sua vida na Pixar. Ele é refeito várias vezes porque estamos apenas tentando contar a melhor versão da história. E algumas coisas caem, outras se aprimoram, mas nunca nos disseram, tipo, ‘não diga isso, não diga aquilo’. Então, acho que para mim, o filme representa exatamente o que eu queria que o filme fosse, sabe? E acho que nada foi atenuado. Foi apenas aprimorado para ser o que precisa ser para contar a história mais divertida e sofisticada que pudemos. E, sim, acho que essa é a verdade honesta sobre isso.”
Tudo sobre Cara De Um, Focinho de Outro
A comédia original da Pixar é sobre Mabel (Piper Curda), uma jovem amante da natureza que tenta impedir o prefeito Jerry (Jon Hamm) de construir uma rodovia que destruirá suas florestas locais. Graças a um experimento secreto de troca de cérebros, Mabel consegue transferir sua mente para um castor robô e segue para um lago, onde refugiados da industrialização invasora desembarcaram. Lá, ela tenta convencer os animais, liderados pelo castor majestoso Rei George (Bobby Moynihan), a se juntarem a ela e impedirem a construção da rodovia.
Dirigido por Daniel Chong (Carros: As Grandes Histórias do Mate) a partir de roteiro de Jesse Andrews (Luca), Cara De Um, Focinho de Outro chega aos cinemas em 2026.