Divulgação

Filmes

Notícia

BAFTA 2021 muda regras devido à pandemia e é adiado para abril

Anúncio ocorre pouco após a alteração da data do Oscar

16.06.2020, às 11H01.

Logo após o anúncio da alteração da data do Oscar 2021, a premiação inglesa BAFTA também informou que ocorrerá três meses depois do planejado, mudando o evento de fevereiro para 11 de abril do próximo ano. 

A Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão ainda divulgou uma série de alterações em suas regras, que ficam em vigor apenas durante este período de exceção na indústria, prejudicada pela pandemia de coronavírus [via Deadline]. Segundo a organização, filmes que estavam em cartaz e tiveram sua estreia prejudicada pela paralisação dos cinemas são elegíveis independente do número de semanas em cartaz.

Ainda, as produções que tinham estreia confirmada e foram adiados por causa da quarentena serão elegíveis se forem lançados em plataformas digitais, e filmes que tinham intenção de lançamento e foram adiados pela pandemia podem ser elegíveis se tiverem sido lançados digitalmente ou marcados para estreia após abertura dos cinemas. O BAFTA ainda requer que filmes lançados digitalmente sejam disponibilizados por no mínimo 30 dias no Reino Unido.

Ainda, mesmo após a abertura dos cinemas, o BAFTA também informou que filmes poderão ser elegíveis mesmo com um número reduzido de semanas em cartaz. A organização informará o período de elegibilidade das produções de 2020-2021 em breve. 

O Bafta acontecerá em 11 de abril em Londres.