Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Veja as ofertas
Termos e Condições Política de Privacidade
Filmes
Entrevista

Avatar 3: Eles são forçados a se unir, diz Sam Worthington sobre Jake e Quaritch

Ator que vive o protagonista da franquia

4 min de leitura
18.12.2025, às 16H17.

Avatar: Fogo e Cinzas marca um retorno ainda mais feroz ao universo de Pandora. Desde o primeiro ato, dor e ódio marcam a luta pela sobrevivência de Jake Sully (Sam Worthington) e sua família. Enquanto eles enfrentam uma nova tribo inimiga, Quaritch (Stephen Lang) retorna dos mortos para tornar a jornada deles ainda mais difícil. 

Divulgação

Ainda assim, em vários momentos o filme os coloca em situações em que colaborar é a única saída para ambos. Gradualmente, essa inimizade se transforma, passando por respeito e até algum nível de coleguismo. Conversamos com a dupla sobre a evolução dessa conexão.

“Para mim, no primeiro filme, o Quaritch estava ensinando o Jake: 'É assim que Pandora é, é assim que você vai sobreviver a ela, não se perca na floresta e não conheça uma garota e suma.'”, explica Worthington. "Mas neste filme, [isso se] inverteu. Estou ensinando a ele como é Pandora, e dizendo para não ir conhecer uma garota e não se perder na floresta — ordem que ele desobedece também. Então nós pudemos nos divertir um pouco com a dinâmica entre o Coronel e seu soldado raso, sabe?", continua.

Lang concorda e acrescenta que “tudo o que eu ensinei a ele sobre Pandora era baseado numa espécie de ignorância, de certa forma”. “Eu olhava…”, ele se corrige: “o Quaritch olhava para Pandora [dessa forma]... sim, ele está correto, é perigoso e tudo mais, mas ele simplesmente não entendia Pandora muito bem”, continua.

Mas além dessa relação de aluno e mestre, há ainda um certo grau de cooperação entre os dois durante todo o terceiro filme. “Eles dependem um do outro em certos momentos. E, sabe, acho que ambos são marinheiros. Ambos têm esse código no DNA”, reflete Worthington. 

Ele ainda acrescenta que “eles são forçados a se unir para enfrentar uma força maior e mais severa, e por uma causa maior. E isso é sempre divertido de fazer, porque o antagonismo sempre estará lá, mas conseguimos nos divertir um pouco mais”.

Já Lang explica que “o antagonismo pode surgir assim [estala os dedos]. Sabe, eles nunca baixam a guarda. Eles são bons nisso. Mas há momentos no filme de comunicação real, o que nunca tivemos antes. Nem no primeiro filme, por causa de toda a questão da hierarquia. Ele era sempre o Cabo, eu era sempre o Coronel”.

Tudo sobre Avatar: Fogo e Cinzas

A principal nova tribo que conheceremos em Avatar: Fogo e Cinzas é O Povo das Cinzas, descrito como um grupo vulcânico e agressivo, em contraste com os pacíficos Metkayina, clã dos mares apresentado em Avatar: O Caminho da ÁguaOona Chaplin, neta de Charles Chaplin e atriz de Game of Thrones, viverá Varang, a líder do Povo das Cinzas.

Avatar: Fogo e Cinzas também trocará de narrador, deixando o Jake Sully de Sam Worthington de lado em favor do Lo'ak de Britain Dalton. Este é o terceiro de cinco filmes de Avatar.

Avatar: Fogo e Cinzas estreia em 18 de dezembro de 2025. Um hiato de quatro anos vai separá-lo de Avatar 4, que chega aos cinemas em 21 de dezembro de 2029. Último filme da saga previsto, Avatar 5 tem data de lançamento prevista para 19 de dezembro de 2031.

Com isso, o último Avatar sairá 22 anos depois do original em 2009, isso se as datas forem mantidas.

Antes desse filme, Avatar: O Caminho da Água retomou a história de Jake Sully e sua amada Neytiri (Zoë Saldaña) no planeta de Pandora. Muitos anos depois dos eventos do primeiro filme, os dois formaram uma família e se veem na posição de defender o planeta de uma nova invasão humana.

Webstories