Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Veja as ofertas
Termos e Condições Política de Privacidade
Filmes
Lista

Plano B: Titanic, Avatar e mais filmes que quase tiveram outros protagonistas

Saiba quais atores perderam a chance de brilhar em grandes produções de Hollywood

4 min de leitura
FB
09.08.2025, às 05H30.

Créditos da imagem: Divulgação

Brilhar em uma grande produção nem sempre é apenas uma questão de talento. Às vezes, uma boa oportunidade artística é tirada das mãos de determinado ator por questões mínimas de bastidores.

A cultuada série The Vampire Diaries é um bom exemplo disso. Recentemente, o ator Jesse Metcalfe (Dallas, Desperate Housewives) afirmou ter feito um teste para o elenco da atração, mas foi recusado de última hora por… excesso de beleza!

Uma executiva de alto escalão da CW [canal de TV que produziu a série] me disse: ‘Você é um cara bonito demais para interpretar um vampiro'. Nunca vou me esquecer”, desabafou ele, em julho deste ano, durante entrevista ao podcast de Tori Spelling.

Mas calma, Jesse! Você não está sozinho nessa. Atore dos mais famosos e consagrados que ele já ficaram sem grandes papéis em Hollywood – e pelos mais variados motivos. Relembremos alguns casos:

Matthew McConaughey em Titanic (1997)

Reprodução/Instagram/Paramount

Nem todos sabem, mas Leonardo DiCaprio não foi a primeira opção de James Cameron para viver Jack Dawson.

Antes de Leo ser escalado, o marido da modelo brasileira Camila Alves encantou o diretor e até seu quase-futuro par romântico, Kate Winslet, em um teste para o elenco.

Matthew só não levou o papel porque insistiu em imprimir um sotaque sulista ao personagem – algo bem inapropriado, já que Jack era declaradamente originário de Wisconsin, no norte dos Estados Unidos.

Matt Damon em Avatar (2009)

Divulgação

O astro de 54 anos era o ‘plano A’ de James Cameron para encarnar o protagonista Jake Sully. O afã do cineasta por Damon era tamanho que ele ofereceu ao ator 10% da renda do filme – que acumulou quase US$ 3 bilhões em bilheteria.

Matt, porém, viu-se obrigado a declinar da proposta para não desfalcar a agenda de gravações de O Ultimato Bourne, episódio final da trilogia que ele vinha estrelando desde 2002.

Anos mais tarde, porém, o ator deu a entender que se arrependia desse ‘não’. “Tenho certeza que nunca nenhum ator dispensou tanto dinheiro”, declarou, aos risos, em entrevista dada em 2023 à rede CNN.

Chris Pratt em Capitão América (2011)

Divulgação

Antes de estrelar Guardiões da Galáxia (2014), o ator participou das audições que definiram o intérprete do “primeiro vingador”. Sua performance, entretanto, não agradou e foi classificada como “pateta demais” – uma provável referência à sua veia cômica, que destoava da proposta do personagem.

No fim das contas, Pratt acabou tendo de ceder sua vaga nos Vingadores para o xará Chris Evans, que interpretou o herói em vários filmes do MCU.

Jennifer Lawrence em Crepúsculo (2008)

Divulgação

Por pouco a franquia Jogos Vorazes não ficou sem sua protagonista original. Isso porque a intérprete de Katniss Everdeen participou, anos antes, da seletiva para viver Bella Swan na saga vampírica.

Jennifer admitiu, porém, que não foi nada bem no teste. “Eles me rejeitaram imediatamente. Eu nem recebi um retorno”, recordou, em entrevista a um podcast há três anos.

Kristen Stewart acabou ficando com a personagem, a qual interpretou ao longo de cinco filmes – o último deles, inclusive, foi lançado quase simultaneamente ao primeiro Jogos Vorazes.

Freddie Prinze Jr. em Homem-Aranha (2002)

Divulgação

O marido da atriz Sarah Michelle Gellar era um nome em alta em Hollywood, por conta da franquia Eu Sei O Que Vocês Fizeram no Passado, quando fez testes para ser o primeiro Homem-Aranha do cinema no novo milênio.

Acabou, entretanto, preterido pelo diretor Sam Raimi em favor de Tobey Maguire, bem menos conhecido à época.

Jack Nicholson em O Poderoso Chefão (1972)

Reprodução

Dá para imaginar Michael Corleone nas mãos de outro intérprete que não seja Al Pacino? Para a Paramount, sim. No que dependesse do estúdio, Nicholson teria vivido o personagem.

Porém, mesmo confiando plenamente no potencial do projeto, o ator recusou. O motivo? Representatividade. “Naquela época, eu acreditava que os índios deveriam interpretar os índios e os italianos deveriam interpretar os italianos”, contou ele anos depois ao Movieline.

No fim das contas, prevaleceu a preferência do diretor, Francis Ford Coppola, por Pacino para encarnar o 

https://www.omelete.com.br/webstories/filmes-gemeos-o-que-sao-e-qual-e-o-melhor/

Molly Ringwald em Uma Linda Mulher (1990)

Divlgação

Julia Roberts, quem diria, quase ficou sem um dos primeiros grandes papéis de sua carreira. A favorita do diretor Garry Marshall para o papel da prostituta Vivian Ward era a atriz de Clube dos Cinco (1985).

Molly, porém, declinou do convite – dizem as más línguas, por receio de interpretar uma garota de programa. Outras candidatas chegaram a ser cogitadas antes de Roberts ser escolhida para brilhar como a personagem.