Filmes

Notícia

Assista ao trailer de The Bang Bang Club

Curta sobre fotojornalistas indicado ao Oscar vira longa-metragem

06.08.2010, às 00H00.
Atualizada em 18.11.2016, ÀS 17H03

Indicado em 2006 ao Oscar de melhor documentário em curta-metragem, The Life of Kevin Carter: Casualty of the Bang Bang Club (filmete que, ironicamente, também é conhecido com o título The Death of Kevin Carter), virou longa de ficção, e o primeiro trailer já saiu. Assista:

A DreamWorks e a Parkes/MacDonald produziram The Bang Bang Club com base na pesquisa do roteirista e diretor do curta, Dan Krauss. A vida e a carreira de Kevin Carter certamente rendem mais do que uma hora e meia de tela. Vencedor do prêmio Pulitzer em maio de 1994, o fotógrafo sul-africano se suicidou dois meses depois, aos 33 anos. A imagem que lhe rendeu o troféu, de uma criança sudanesa morrendo de fome sendo vigiada por um urubu, também trouxe dor de cabeça. Muitos acusaram Carter de ser, ele, o urubu, por não interceder na situação, depois que o fotógrafo assumiu que esperou vinte minutos até que o pássaro e a criança entrassem no seu enquadramento.

Antes disso, porém, Carter já fazia sua carreira no fotojornalismo engajado. O subtítulo do curta (e título do longa), Bang Bang Club, diz respeito ao grupo de quatro profissionais, Greg Marinovich, João Silva, Ken Oosterbroek e Carter, que denunciavam o apartheid no país através das lentes. Nos anos de 1990 a 1994, de intenso embate entre brancos e negros insurgentes, não raro Carter colocava a vida em risco em nome do melhor ângulo.

No filme, Taylor Kitsch faz Carter. Ryan Phillippe (Marinovich), Neels van Jaarsveld (João Silva), Frank Rautenbach (Oosterbroek) e Malin Akerman também estão no elenco. O documentarista sul-africano Steven Silver produz e dirige a ficcionalização.

The Bang Bang Club será exibido no Festival de Toronto em setembro e já estreia em circuito nos EUA no dia 10 do mês que vem.