Abracadabra 2/Disney+/Reprodução

Filmes

Entrevista

O que faz de Abracadabra um clássico? Elenco e diretora respondem

É unanimidade entre novatos e veteranos da sequência: o filme de 1993 foi um fenômeno

01.10.2022, às 20H30.
Atualizada em 07.10.2022, ÀS 17H06

O Dia das Bruxas, o humor, o elenco, o figurino, a música… Hoje é difícil apontar uma só razão para que Abracadabra tenha caído tanto na graça do público desde seu lançamento. Contudo, quando a atriz Kathy Najimy topou interpretar uma das irmãs Sanderson, ninguém tinha expectativa de que essa seria a recepção, muito menos que um dia essa aventura de Halloween seria encarada como um clássico dos anos 1990. “Não acho que ninguém poderia prever isso, senão todo mundo faria esse tipo de filme”, explicou a intérprete da Mary, durante a entrevista coletiva da sequência. Isso, porém, não quer dizer que ela não tenha um palpite sobre por que as pessoas seguem apaixonadas pela história dessas três bruxas.

“Além da minha performance…”, riu Najimy, dando o tom do que seria uma conversa mais engraçada do que o habitual. “Esse filme tem uma coisa meio Mágico de Oz de [ser passado adiante por] gerações. Os pais mostram para seus filhos, que mostram para seus filhos…. Então ele se torna parte da história daquela família”. A diretora de Abracadabra 2, Anne Fletcher, fez eco à teoria. “É perene. Você pode assistir com toda a família”.

De fato, quase 30 anos depois de chegar aos cinemas, é notável como Abracadabra envelheceu bem. Efeitos visuais à parte, há algo até arrojado nas piadas e na trama e, talvez por isso mesmo, ele se traduz tão bem tanto para as crianças dos anos 1990, quanto para as dos anos 2020. Fletcher sabia muito bem disso, e não à toa fez da sua sequência uma grande homenagem.

“A missão é honrar o primeiro filme. Garantir que estou fazendo jus a essas personagens pelos fãs, e apresentá-las a uma nova geração”, revelou a diretora. “Como eu gosto de dizer, não senti que poderia competir com ‘I Put a Spell on You”, que Bette [Midler] e Marc Shaiman escreveram. Então não tentei, e realmente foquei na história”.

UMA NOVA GERAÇÃO

Abracadabra 2 acompanha a nova tentativa de vingança das irmãs Sanderson contra Salem. Parece contraintuitivo, considerando o final do primeiro longa, mas o trio consegue retornar depois que um aspirante a bruxo recria a vela de chama negra e convence três jovens melhores amigas a acendê-la no Halloween. O responsável por tamanha trapalhada ironicamente se autointitula "Gilbert, o Grande", e é interpretado por ninguém menos que um fã declarado do original, Sam Richardson.

Não é exagero: o ator é muito aficionado por Abracadabra. “A primeira vez que assisti foi no cinema e minha reação foi ‘um dia estarei lá’”, brincou, antes de abandonar a piada e descrever com precisão onde foi vê-lo. Curiosamente, Fletcher não tinha ideia disso quando o escalou, e só foi descobrir o apreço de Richardson pelo original no primeiro dia de gravações da sequência. “Ele veio para o set e não nos conhecíamos. Nunca tínhamos conversado, e atores não fazem isso. Mas lá estava ele, no seu figurino”, relembrou a cineasta. “Então fui cumprimentá-lo, e ficamos falando até que finalmente perguntei. ‘Por que você aceitou fazer esse filme sem me conhecer? Isso é super estranho. Simplesmente não acontece’. E ele me disse: ‘eu amo Abracadabra’”.

Abracadabra 2/Disney+/Reprodução

Najimy até aproveitou a história para tentar constrangê-lo, questionando quem seria sua favorita: Winnie, Mary ou Sarah. Embora Richardson não tenha caído na sua armadilha — “meu personagem favorito só apareceria 30 anos depois, e o nome dele é Gilbert, o Grande”, respondeu —, ele mal conseguiu disfarçar seu entusiasmo de fazer parte da continuação. “Poder estar nesse filme como um fã que cresceu assistindo, e assistir a essas três e ao Doug [Jones]. E me ver ali… São tantos níveis, é bem meta”, riu. “E eu pude assistir ao filme, ou seja, me assisti assistindo a eles… É indescritível”.

VELHOS CONHECIDOS

Como bem lembrou Richardson, Kathy Najimy, Bette Midler e Sarah Jessica Parker não são as únicas que reprisam seus papéis em Abracadabra 2. Doug Jones também está de volta como o cadáver galanteador, Billy Butcherson. E, apesar de compartilhar do entusiasmo do colega de elenco, o ator teve um primeiro dia no set bem mais pé no chão.

Abracadabra 2/Disney+/Reprodução

“Vou te dizer uma coisa, Billy Butcherson é um personagem bastante físico. Tinha 32 anos quando o interpretei pela primeira vez, e estava com 61 na segunda. É uma grande diferença. Minha primeira cena no filme era tropeçando em uma escada e dando de cara na porta, e na hora eu pensava ‘não lembrava de ser tão cansativo!’”, contou.

No entanto, eventualmente, tudo voltou. “Quando me olhei no espelho, pensei ‘meu Deus, dois minutos se passaram nos últimos 29 anos. E então ele me veio: a voz, tudo! Não sei o que aconteceu, mas foi mágico”.

Abracadabra 2 já está disponível no Disney+.

O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.