Filmes

Notícia

Nardjes A., novo filme de Karim Aïnouz, participará do Festival de Berlim

Filme acompanha um dia na vida de uma jovem durante protestos na Argélia

23.01.2020, às 11H36.
Atualizada em 23.01.2020, ÀS 13H31

Nardjes A., o novo filme do diretor brasileiro Karim Aïnouz, participará do Festival de Berlim. O longa, que acompanha a argelina Nardjes durante uma revolução pacífica em seu país, foi selecionado para a mostra Panorama do evento que acontece entre 20 de fevereiro e 1º de março.

Leia a sinopse: “Argélia, fevereiro de 2019. Um levante pacifista popular irrompe contra a candidatura do presidente Bouteflika para um quinto mandato, culminando em uma revolução. Nardjes, uma jovem argelina, participa do movimento para expressar a esperança de seu povo. Filmado em 8 de março de 2019, Dia Internacional da Mulher, o filme traça um retrato da ativista no momento em que ela se junta a milhares de manifestantes nas ruas de Argel, em luta para derrubar um regime que os silenciou por décadas. Nós a seguimos, enquanto seu país inteiro indicava estar caminhando para um futuro melhor.”

Aïnouz, que já participou do Festival de Berlim com os filmes Aeroporto Central e Praia do Futuro, celebrou a produção do novo longa, que aconteceu em sua primeira visita à Argélia, terra natal de seu pai. O diretor afirma que sua intensão foi criar um filme “ousado, alto, barulhento, rápido e voraz, como as manifestações foram e continuam sendo”, mas com foco mais pessoal, através da perspectiva de um dia na vida de Nardjes.

Vale lembrar que A Vida Invisível, o último filme de Karim Aïnouz, venceu o prêmio da mostra Um Certo Olhar, principal mostra paralela no Festival Cannes em 2019.

Nardjes A. ainda não tem data de estreia no Brasil.