Timothée Chalamet em cena de Duna (Reprodução)

Filmes

Notícia

Duna é "filme pop", e não "adaptação obscura para fãs do livro", diz Villeneuve

Diretor quis fazer longa "divertido para espectadores de 13 ou 14 anos"

18.10.2021, às 16H50.

Denis Villeneuve disse que a sua nova adaptação de Duna, clássico da ficção científica, foi feita mantendo "os jovens espectadores de 13 ou 14 anos de idade" em mente, e que tentou fazer deste "o seu melhor filme pop até hoje".

Falando ao IndieWire, o diretor explicou: "Quando li o livro, imagens apareceram na minha cabeça, e eu quis satisfazer essas imagens que vieram do adolescente dentro de mim. Desde o começo, eu aceitei fazer o filme com a classificação PG-13 [para maiores de 13 anos, nos EUA]. Isso influi na forma como a história é contada, no ritmo".

O canadense ainda explicou que isso não foi uma "concessão" à vontade do estúdio. "Fazer uma versão obscura de Duna, que deixaria os fãs mais hardcore felizes, seria muito mais fácil. Fazer um filme acessível era um grande desafio, especialmente quando também queríamos manter as raízes do livro original".

Na nova adaptação de Duna, Paul Atreides (Chalamet) é um aristocrata cuja família aceita controlar o planeta-deserto Arrakis, produtor de um recurso valioso e disputado por diversas famílias nobres. Ele é forçado a fugir para o deserto - com a ajuda de sua mãe - e se junta a tribos nômades, eventualmente liderando-as por conta de suas habilidades mentais avançadas.

O livro de Frank Herbert é conhecido como uma das obras mais complexas da história da ficção científica, e já rendeu uma adaptação para as telonas dirigida por David Lynch, em 1984. No Brasil, os livros da franquia Duna são publicados pela Editora Aleph.

Duna estreia em 21 de outubro de 2021 nos cinemas brasileiros e, de acordo com a janela de exibição, deve entrar 35 dias depois para o catálogo da HBO Max.

Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).