Séries e TV

Notícia

Doctor Who | Forma como a série é escrita pode sofrer reformulação

Ideia já foi considerada antes e não entrará em vigor até 2018

03.05.2016, às 16H06.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H36

Com a troca na produção se aproximando, Doctor Who pode também sofrer mudanças na forma como é roteirizada, indo para algo mais parecido com as produções americanas ao incorporar uma "equipe de roteiristas".

Desde seu reboot em 2005, a série é escrita por apenas um roteirista por capítulo, mas a ideia já está sendo discutida entre a BBC e o WGGB (Writer's Guild of Great Britain), sindicato de escritores da Grã-Bretanha, que diz estar de acordo com a proposta.

O problema, porém, vem de uma questão logística, como aponta o secretário-geral do WGGB Bernie Corbett: "Na Grã-Bretanha os escritores tendem a ser mais individuais, enquanto nos Estados Unidos há uma concentração em Los Angeles e Nova York", diz Corbett. "Nossos roteiristas costumam vir de todos os lugares, seja Londres, Bristol, Bath ou Durham. Isso pode complicar a formação de uma equipe de roteiro, mas se eles conseguirem se juntar para trabalhar na série será uma ótima ideia", conclui.

Caso seja aprovada, a mudança entrará em vigor a partir de 2018 com a 11ª temporada, a primeira comandada por Chris Chibnall (Broadchurch) que assumirá o posto de showrunner atualmente ocupado Steven Moffat.

O décimo ano de Doctor Who terá 12 episódios, contará com o retorno de Peter Capaldi ao papel de Doctor e Pearl Mackie como Bill, a nova companheira. A série tem previsão de estreia para o Reino Unido entre abril e maio de 2017. No Brasil, o programa é transmitido pelo canal pago Syfy e pela TV Cultura em rede aberta.