Colunistas

Artigo

Jacidio, who? | deadmau5 vai lançar disco com orquestra, Flume quer gravar com Kanye West e Damon Albarn

Swedish House Mafia pode voltar em março

09.03.2018, às 12H44.
Atualizada em 14.03.2018, ÀS 23H05

Esse pós-Dekmantel ainda tá reverberando na minha cabeça. Mais uma vez, um dos melhores festivais que já rolaram em solo tupiniquim. Logo mais tem review, mas vamos falar de algumas das principais notícias da música eletrônica e - como de costume - essa semana está absurda. Cola em mim que cê brilha e vem!

deadmau5 confirmou: Vai ter disco e apresentação com orquestra no final de março

Enfim, deadmau5 oficializou seu disco de faixas repaginadas com orquestra. O rato, em parceria com o Tidal irá lançar o projeto where is the drop?, com releituras de 17 faixas de sua carreira. O álbum chega com exclusividade ao Tidal no dia 30 de março.

No dia seguinte, 1 de abril, também com exclusividade via Tidal, deadmau5 irá apresentar 7 faixas da coletânea 7, lançada em 2014 e inspirada nos sete pecados capitais, no projeto TIDAL X: deadmau5 “where’s the drop?”. A apresentação exclusiva irá contar com uma orquestra completa, regida por Gregory Reveret (conhecido pelas OST de filmes como Deadpool e Liga da Justiça). Vale lembrar que Reveret também foi o responsável por auxiliar mau5 a recriar as 17 faixas que irão fazer parte do novo álbum. Abaixo você pode ouvir a coletânea instrumental que originou a ideia do rato.

Flume quer gravar com Kanye West e Damon Albarn

Flume é um dos nomes mais interessantes na música eletrônica mundial. Suas criações e seus sets fogem do convencional e entregam sonoridades que fazem da sua assinatura algo realmente único. O produtor/músico/DJ australiano, em recente entrevista à Billboard, comentou que se sente ainda se descobrindo na produção. “Toda vez é diferente. Eu acho que isso (produzir) funciona de uma forma diferente pra todo cada um. Às vezes tudo acontece no estúdio, às vezes eu gosto de fazer minhas próprias coisas e depois conectar”.

E Flume, com sua extensa gama de parcerias realizadas com nomes como Tove Lo, Lorde, Vince Staples, Beck, entre outros já tem dois nomes com quem quer trabalhar: Kanye West e Damon Albarn, do Gorilaz. Flume fez questão de destacar que West “trabalha com pessoas que eu realmente admiro”. Flume foi um dos destaques do Lollapalooza 2017. Ouça o set que ele tocou em sua última passagem pelo Brasil.

20 anos de ULTRA: Os norte-americanos abraçam a música eletrônica em novo episódio

Se você tem acompanhado a coluna constantemente já deve ter visto a série documental tratando dos 20 anos do ULTRA, certo? Uma das coisa mais bacanas dessa produção é ver como - sob a perspectiva norte-americana - a música e o público da e-music mudou absurdamente e saiu de um evento de nicho em um espaço médio para mega eventos que hoje tem sido responsabilizados até mesmo pela diminuição na venda de guitarras. É real. Claro que essa foi uma tendência mundial, mas com os norte-americanos no jogo, tudo fica maior. E é esse momento que o quarto episódio da série mostra. É dar o play e curtir um pouco mais sobre o crescimento da “EDM” e do ULTRA. :)

Swedish House Mafia pode retornar para apresentação no ULTRA

Aproveitando que estamos falando de ULTRA, os rumores de um retorno do trio Swedish House Mafia como uma das atrações do festival de Miami se tornam cada vez mais fortes. Depois da mudança do header do Facebook, agora - de acordo com nota da Phouse a chance do retorno do trio sueco composto por Axwell, Sebastian Ingrosso e Steve Angello, parece estar muito próxima de acontecer. O trio entrou em hiato no dia 24 de março de 2013 e pode retomar as atividades cinco anos depois.  Vale lembrar que a edição de 20 anos do ULTRA rola nos dias 23, 24 e 25 de março em Miami e os ingressos comuns já estão esgotados. Até o momento estão confirmados nomes como Maceo Plex, Eric Prydz, Armin van Buuren, Tiesto, Steve Aoki, Sasha e John Digweed, Matador, Afrojack, David Guetta e muito mais.

Disco da semana: Aura - Steyoyoke Recordings

Já tem um tempo que não recomendo um disco por aqui então essa é a oportunidade perfeita para deixar o lançamento mais recente da Steyoyoke Recordings, Aura. A coletânea conta com faixas de seus principais artistas com nomes como Soul Button, Nick Devon, Clawz SG, Arude, Mashk, JOBE, Kris Davis e os brasileiros Binaryh e Blancah, e tem como destaque principal a entrega de combinações sonoras que fogem do convencional. Sem dúvida essa é uma das raras oportunidades de ouvir algo extremamente novo e que tem na criação de uma dinâmica musical diferente todo o seu encanto. Vale destacar que a Steyoyoke é conhecida por um estilo musical chamado Ethereal Techno e nessa coletânea é possível ter uma ideia bem bacana dos caminhos que essa sonoridade percorre. É dar o play e deixar a vida acontecer.

Os lançamentos da semana

Four Tet lança remix sensorial para “Opal”

Existe um segmento de produtores na música eletrônica que surpreendem mesmo quando a gente espera muito deles e o inglês Four Tet é um deles. O produtor que recentemente esteve no Brasil como parte do line-up do Dekmantel, tocou até Selena Gomez no set, divulgou essa semana o incrível remix - com todo o poder da palavra - de “Opal” do duo Bicep. A faixa com mais de oito minutos apresenta momentos de força e atmosfera equilibradas e que caem como uma luva em qualquer momento apresentado pelo produtor. É uma viagem que pode ser ouvida em looping sem medo. Então, pra não perder mais tempo, é só dar o play abaixo e sentir a mágica desse monstro.

Jon Hopkins lança clipe para a inédita “Emerald Rush”, 1° single de seu novo álbum, Singularity

Ainda falando sobre monstros, Jon Hopkins divulgou esta semana sua faixa de retorno, a incrível “Emerald Rush”. Com uma sonoridade característica e desafiadora, mais um clipe embasbacante, o produtor inglês não desaponta e mostra que a espera por cada um de seus trabalhos é recompensada sempre da melhor forma. Singularity, o próximo disco de Hopkins, será lançado no dia 4 de maio. Vale lembrar que Hopkins passou discretamente pelo Brasil no ano passado ao se apresentar, com exclusividade, como um dos números de abertura do show do Coldplay. Coloque o fone, ative o repeat e vá preparado pra tudo que esse som pode te fornecer.

ZHU libera “My Life”, sua aguardada parceria com Tame Impala

ZHU é um daqueles produtores que descobriram uma nova forma de criar músicas com assinaturas únicas. Agora, depois de um tempo mostrando trechos e deixando os fãs curiosos, o DJ/produtor sino-americano e o Tame Impala liberaram a solar “My Life”. Pra sentir o trajeto criado pelos músicos, é só dar o play.

Set da semana: Rizen - The Prologue Mixtape

Bem, eu já falei sobre o Rizen aqui há um tempo atrás. A sonoridade que ele entrega é simplesmente fora da curva, seja pela forma como cria a atmosfera de seus sets e produções, seja pela vontade de contar uma história com cada uma de suas criações. Rinzen compõe o selo do deadmau5, mau5trap, e mostra que é mais uma boa aposta para ser acompanhada de perto. Em sua mixtape de estreia, ele entrega faixas de Adriatique, Jeremy Olander, mais duas inéditas. Como sempre, uma viagem sonora de qualidade para quem está em busca de sons novos, construídos para fugir do óbvio. É dar o play e ser feliz.

Vamos dançar onde?

Caramba, depois de um final de semana com mais uma edição histórica do Dekmantel, fica realmente complicado se reencontrar com as coisas que a cidade oferece. Mas é claro que temos lugares para ir e dançar até o sol raiar. Então pega essa lista de coisas marotas pra fazer nesse final de semana.

Está rolando desde quinta-feira (8) no Sesc Pompeia a EletroDrops - mostra de música eletrônica. A programação que já contou com um showcase da D.O.C. records vai até sábado e terá apresentações de nomes como Renato Rartier, Murphy entre diversos outros convidados. Tudo que você precisa saber para curtir o evento está bem aqui.

No sábado (10) rola uma edição Pocket da Carlos Capslock. Com um line-up de responsa, composto por nomes como ROTCIV, L_cio (LIVE), MEMNTGN, Tessuto, Stroka (LIVE) e mais, a festa terá capacidade pra 700 pessoas e os ingressos já estão disponíveis. E como sempre, tudo que você precisa saber está bem aqui.

No domingo (11), a partir das 14h, acontece a festa After Nunca Mais, com line-up pesado, com Dany Bany, Cashu, BadSista e Ana Giselle. Pra dançar até cansar, tudo que você precisa saber está aqui.  

Pra esse final de semana é isso! Se cuidem, bebam água e a gente se vê pelas pistas, com sol ou chuva. Hasta la vista, fui!