Colunistas

Artigo

Jacidio, who? | Claptone volta de jornada interior e libera Fantast, “um disco sonhador”

Produtor brasileiro, Ubunto lança clipe de faixa cheia de sonoridades nacionais, Gorillaz vai tocar disco inédito no Boiller Room e muito mais

Jacídio Junior
22.06.2018
14h31

Hoje é um dia especial aqui para a coluna, vamos ter a nossa primeira premier. O produtor soteropolitano, radicado em São Paulo, Ubunto liberou o clipe dele mais cedo pra gente ter o sabor em primeira-mão. E o negócio é bom, viu. E claro, tem os rolês do final de semana, lançamentos de Solomun, Claptone, Chris Liebing e muito mais. Se acomode e vem comigo!

Ubunto, DJ/Produtor brasileiro aposta na mistura de sons do Brasil e lança o clipe de “Careta”

A música eletrônica e suas possibilidades sempre pareceu não ser explorada em sua totalidade quando se fala de ritmos e sons brasileiros, não é mesmo? Então, quando surge alguém com uma proposta original e capaz de entregar alguns desses elementos mais marcantes, como é o caso de Ubunto e seu single “Careta”, não dá pra passar batido.

O produtor baiano, que nesta faixa conta com a participação do rapper Hiran, faz um mix quebrado totalmente inspirado pela manifestação folclórica ‘Os Caretas’ - uma tradição carnavalesca baiana - e expande de maneira inteligente todo o leque sonoro das faixas eletrônicas pensadas para dançar.

Ubunto, em comunicado à imprensa, destaca que “Careta” realiza o resgate de timbres e percussões provenientes do arquipélago de Tinharé (BA). E insere a clave do afoxé, o sino do funk, o kick do EDM com o surdo do sambareggae. “É globalização sonora, é periferia sonora”. Veja o clipe em primeira mão abaixo.

Gorillaz vai tocar novo disco, ao vivo, neste domingo no Boiler Room

Vejam bem, possivelmente - se você está minimamente ligado ao universo da música eletrônica - você já viu alguma apresentação realizada pela Boiler Room. Os caras não têm cerimônias e levam artistas de diversos estilos musicais para apresentações em lugares inusitados e sempre próximos de seus fãs. Bem, neste domingo o Boiler Room vai chegar a um novo patamar graças a apresentação do Gorillaz tocando seu próximo disco - The Now Now - na íntegra.

O disco que deve ser lançado no próximo dia 29, será apresentado em Tóquio - neste domingo (24) - a partir das 16h via Boiler Room TV. Vale lembrar que esta será a primeira apresentação com Ace, das Meninas Superpoderosas, no baixo. Pode se preparar que vai ser bem louco.

Claptone lança Fantast, seu segundo disco, e mostra originalidade sonora

O artista ou personagem/DJ Claptone é um daqueles mistérios do interessantes do mercado da música eletrônica. Conhecido por usar luvas brancas e uma máscara dourada em suas apresentações e ligado às sonoridades do deep house, das poucas informações que se conhecem sobre ele é que sua base está na Alemanha e alguns sites chegam a afirmar que ele é “composto” por duas pessoas.

Bem, mas o negócio desse DJ/produtor é o seu novo disco, Fantast, lançado recentemente e que entrega doses de música para relaxar, mas com um tratamento bem pop. Sem dúvida uma compilação de criações que podem tocar em quase qualquer rádio do planeta. Neste caso, isso não é algo pejorativo.

O disco com 13 faixas distribuídas em menos de 50 minutos o projeto aposta em parcerias com nomes como Kele Okereke (do Bloc Party), Zola Blood e Clap Your Hands Say Yeah, artistas conhecidos do rock indie e que funcionam perfeitamente como uma boa ponte entre o mundo eletrônico e o rock que um dia foi jovem.

O disco chega ao mercado quase três anos depois do lançamento de seu primeiro projeto, Charmer, e sobre o conceito envolvido, o artista comenta que trabalhou no novo álbum como um contraponto ao mundo agitado no qual habita como DJ. “Fazer Fantast permitiu me entregar a fazer música, mergulhar e criar meu próprio reino de beleza”.

Claptone admitiu ainda, em declaração à imprensa [via Phouse], “que esse é um álbum sonhador, sincero, às vezes ingênuo e certamente escapista, mas o que fazer se um artista — na busca por sua alma — desenvolve um forte desejo de voltar às suas raízes, de volta à natureza? Eu me encontrei nessa jornada? Creio que não. Mas eu encontrei alguns belos momentos na floresta, nos campos, sob a lua e na noite; momentos que eu quero compartilhar com o público”

Os destaques ficam por conta de faixas um pouco mais melódicas e que entregam momentos de dança contemplativa. Um caminho que poderia ter sido seguido com mais afinco, já que faixas como “Stay The Night” e seus arranjos sensuais, “Wildside”, “Animal” e “Alone”, mostram toda uma sonoridade mais sexy e expandem bastante os momentos de audição do disco. Mas para tirar suas próprias conclusões é só apertar o play:

Lançamentos e descobertas da semana

Chris Liebing anuncia 1º disco e libera a climática “Polished Chrome (The Friend Pt. 1)”

O alemão Chris Liebing anunciou que o primeiro álbum de sua carreira será lançado em setembro e liberou a 1ª mostra do que sua gravadora definiu como um épico eletrônico minimalista. O o projeto deve contar com 10 faixas e entre elas está  “Polished Chrome (The Friend Pt. 1)”, que você pode ouvir abaixo. Vale lembrar que Liebing esteve recentemente no Brasil e foi uma das atrações do Caos, em Campinas.

Mura Masa - “Move Me”

Eu já falei de Mura Masa por aqui. E ele é um daqueles criadores que surpreendem por se capaz de entregar criações com temperos originais e que conseguem navegar não só pelo eletrônico, mas também pelo pop entre outros segmentos sem perder força. E assim é sua nova faixa, “Move Me”. Swingada e com a cara do verão. Dá o play e vai.

Solomun - Customer Is King EP

Solomun é uma coisa de louco. Cada nova faixa que ele insere em seu set gera uma correria pra saber quem produziu, de onde vem e por ai segue. Esta semana o produtor alemão liberou trechos das três músicas que compõem o seu próximo EP Customer Is King - que será lançado no dia 13 de julho - e, novamente, deixou todo mundo de boca aberta. Dá o play e sente o drama do que vem por ai.

ZIMT - Dos Caminos EP - STR 012

Uma das coisas que eu mais gosto nos artistas que lançam faixas sob a tutela da Sonido Trópico é a criação de cadências sonoras que vêm com calma e te impactam. O novo EP de ZIMT, divulgado pelo selo, mostra um pouco mais dessas facetas, evidencia sonoridades orgânicas e coloca na baila a música eletrônica dançante, mas criada não só para as pistas. Pra entender o que eu tô falando, dá o play.

Set da semana: ZHU's Blacklizt Surprise Set on the Do LaB Stage Weekend One 2018

Existem alguns nomes que a gente não cansa de repetir, seja pela proposta sonora, seja pela proposta artística. No entanto, no caso do ZHU eu não consigo ficar sem falar sobre ele por causa das duas coisas. Se você já ouviu as apresentações dele, sabe que ele costuma misturar influências e sonoridades para entregar música para grandes audiências, mas sem sucumbir às fórmulas. Mas hoje eu trago um ZHU diferente. O artista sino-americano liberou recentemente o set de techno que apresentou de surpresa durante o Coachella deste ano e, mais uma vez, é impressionante a musicalidade e os caminhos que ele explora. Então, é só dar aquele play maroto e se preparar para boas surpresas.

Vamos dançar onde?

Este final de semana tem pra todos os gostos. Desde festa grande gringa dando o ar da graça no interior até boas festas de rua pra quem quer o clássico e barato rolê ao sol por São Paulo, então é só chegar.

Na sexta (22) os donos da vez são Solardo, Dashdot, RDT e Re Dupre que tocam na AiR Rooftop, no centro de São Paulo. A festa começa às 23h e vai até às 7h. Ingressos e todos os detalhes que você precisa saber estão aqui.

No dia seguinte, as coisas esquentam bastante na Laroc, em Valinhos, que recebe uma edição especial da Elrow com um line-up formado por Amine Edge & DANCE, Junior_C, Mascaro, Solardo, TONI Varga e Volkoder. É sempre bom lembrar que na Elrow não é só o line que impressiona, mas a vibe da festa que dessa vez será Rowllywood. Tudo que você precisa saber está bem aqui.

Já no domingo (24) duas festas gratuitas rolam nas ruas de São Paulo. A Poros comemora 1 ano com uma festa focada no ᴍinimal House, Micro, Techno. A festa começa às 14h em uma praça no centro da cidade que será revelada no dia. Então, fica atento à página dos caras aqui.

Também no domingo, à partir das 13h, ao lado do Metrô Consolação, rola Underground Movement - SP & Techno de Rua | Moving Girls. No line-up as DJs Öller, Juliana Mendez, Melanie Havens e Nalu. Vale avisar que se chover não rola. Tudo que você precisa saber está bem aqui.

Pra este final de semana de Copa, é só. Como sempre, se cuidem, escolham a festa que vai mover o coração de vocês, dancem bastante e nos vemos na pista.