Jacidio, who? | Crescem os rumores sobre lançamento de álbum póstumo de Avicii

Créditos da imagem: Facebook/reprodução

Colunistas

Artigo

Jacidio, who? | Crescem os rumores sobre lançamento de álbum póstumo de Avicii

Novidades de deadmau5, Gui Boratto, Maceo Plex e Hardwell mais orquestra sinfônica

Jacídio Junior
28.05.2018
12h03

E ai, como cês estão? Não dá pra negar que a morte do Avicii continua reverberando na indústria da música eletrônica, com seus fãs e também com suas músicas. E este é um assunto que não dá pra fugir. :( Trazendo o assunto para o que acontece em São Paulo, neste final de semana o Trance in Brazil comemora cinco anos de existência com um evento único: Os egípcios Aly & Fila apresentam um set de seis horas para levar os fãs de música eletrônica ao delírio. E ainda tem música nova do Gui Boratto, Maceo Plex, um EP maravilhoso do Rinzen, Solomun tocando no teatro e muito mais. Então, prepara os fones e vem.

Avicii: Álbum póstumo pode acontecer e os desdobramentos da morte do DJ sueco

Pouco mais de um mês após a morte de Avicii, a revista sueca Aftonbaldet  informou que um álbum póstumo com faixas inéditas deve ser lançado ainda em 2018. A revista afirmou que a família do músico, após se reunir com o time da gravadora responsável pelo material, deu sinal verde para um lançamento ainda neste ano e que Avicii havia deixado mais de 200 músicas que seriam avaliadas para a composição do novo projeto. A informação vai ao encontro do que o presidente da gravadora, Neil Jacobs, comentou poucos dias após a morte do produtor sueco, que Avicii estava produzindo seu melhor material em anos. No entanto, após a matéria da revista sueca, a representante do músico se pronunciou  afirmando que a informação não passava de rumor e que não há projeto de um lançamento agendado.

Na outra ponta, a morte de Avicii tem gerado diversas conversas sobre a saúde dos DJs, algo que levou Pete Tong (DJ e host do Essential Mix na BBC Radio 1) a comentar sobre a necessidade de se pensar em um grupo de ajuda para profissionais envolvidos com a indústria. Em sua fala realizada como parte do 11º International Music Summit, ele destacou que Tim Bergling foi o primeiro adolescente da era EDM a fazer músicas inspiradas por seus contemporâneos e seguiu:”Nos meus 40 anos rodando o mundo eu não consigo pensar em nenhuma pessoa que tenha alcançado o sucesso e que não tenha pago um preço pessoal por isso, seja com sua saúde, relacionamentos, divórcios, lares destruídos, vícios, depressão e ansiedade… As pessoas não deveriam morrer indo atrás de seus sonhos”. E finalizou seu discurso perguntando se não é a hora de criar um grupo de apoio para quem está na indústria da música eletrônica: “Quanto mais compartilharmos nossas experiências e nos educamos, mais nós vamos poder ajudar aqueles que sofrem em silêncio”.

E quase que simultaneamente, Tiesto - um dos primeiros grandes DJs a ter contato e se tornar amigo de Avicii - prestou sua homenagem a Avicii em seu set no EDC Las Vegas. O DJ holandês tocou algumas das principais faixas do norueguês e você pode ver a na íntegra abaixo.

Solomun se apresenta em teatro histórico para a Cercle

A Cercle é um núcleo francês que leva DJs importantes (de diversos segmentos) para se apresentar em locais, muitas vezes, inimagináveis. Dessa vez o escolhido foi Solomun, um dos nomes mais interessantes e surpreendentes da e-music. O bósnio se apresentou no Théâtre Antique d'Orange, na França, e mostrou um pouquinho de tudo que consegue fazer com uma pista. Sem dúvida um daqueles sets que você coloca na TV, em full screen, e dança com as pessoas que fizeram parte do momento. Pra ver, ouvir e dançar, é só clicar abaixo.

Lançamentos e descobertas da semana

Rinzen libera o EP Exoplanet e mostra, novamente, que está criando seu próprio caminho

O produtor norte-americano Rinzen já mostrou que seu interesse é realmente contar histórias por meio de suas criações. Agora com seu novo EP Exoplanet disponível nas plataformas de streaming, fica ainda mais claro compreender como ele pretende fazer isso. O produtor que está sob a tutela da Mau5trap - gravadora de deadmau5 - é simplesmente um ponto fora da curva, seja na forma como percebe suas criações, seja na forma como as entrega.  Em conversa com a Dancing Astronaut, o produtor comenta que quanto mais ele refletia sobre o que queria fazer com o projeto, mais ele percebeu que queria “canalizar o mesmo nível de profundidade narrativa e experiencial de meus autores favoritos”. Entre eles estão George Lucas, J.R.R. Tolkien e J.K. Rowling.

O produtor também é extremamente influenciado pela jornada do herói de Joseph Campbell e isso é extremamente perceptível na sonoridade de seu novo projeto que surgiu após Rinzen ler uma matéria sobre a descoberta de sete novos planetas com características parecidas com as da Terra e pensar sobre como seria ir visitá-los. Para compreender toda a capacidade criativa de Rinzen, só ouvindo suas faixas. Então, dê o play sem medo, separe um tempo com um bom sistema de som e deixe ele te guiar.

Hardwell se une a orquestra sinfônica e libera a impressionante “Conquerers”

Hardwell se mantém em destaque no mundo da EDM com um punhado de novas músicas em conjunto com uma agenda absurda de shows. No entanto, mesmo com essa fórmula desgastante, o holandês liberou na última semana a versão oficial da faixa que abriu seu set na última edição do ULTRA Miami, “Conquerers”. A música conta com a participação da orquestra Metropole Orkest, vencedora do Grammy, e que já trabalhou com nomes como Bono, do U2, Elvis Presley, entre outros nomes. A faixa se destaca como parte das criações de Hardwell graças a um início que enfatiza o som orgânico dos instrumentos e segue para algo que funciona para a pista. Sem dúvida um belo resultado e que consegue tirar o que existe de mais interessante como parte da já pasteurizada fórmula do mainstream EDM. Pra ouvir é só clicar abaixo.

Maceo Plex vai além do techno com o EP Mutant 1

Maceo Plex é um dos nomes mais empolgantes da música eletrônica. Isso se deve a uma mistura entre assinatura sonora, produção excepcional e quebras constantes de barreiras musicais. Agora, o norte-americano - radicado na Europa - lança o primeiro EP da Mutante Series, Mutant 1, e entrega o que havia prometido anteriormente: Mutações Techno. As três faixas guiam o ouvinte por um universo que conversa com o que existe de mais interessante na cena techno, mas entrega uma experiência mais dançante e menos quebrada, graças as melodias que guiam cada faixa. É dar o play e pular. Vai!

deadmau5 libera trecho de faixa com vocalista da Pendulum

Sim, o rato não para de trabalhar… E como deadmau5 não tem medo de mostrar seu projetos, nesta semana - durante uma de suas clássicas lives pelo Twitch - ele mostrou um pouco do trabalho que vem fazendo com Rob Swire, vocalista/tecladista da Pendulum. A música ainda não tem nome oficial, mas os fãs tem chamado a criação de "Monophobia". Abaixo você pode ouvir um rip feito por fãs. Corre que daqui a pouco pode cair. :)

ZHU entrega remix de “One Kiss”, faixa de Calvin Harris e Dua Lipa

Sim, o sino-americano  ZHU está aqui de novo e dessa vez com um tempero a mais. O produtor, conhecido por sua sonoridade sexy, pegou “One Kiss”, faixa criada por um dos principais nomes da música eletrônica, Calvin Harris, em conjunto com um dos nomes mais interessantes do pop, Dua Lipa, e colocou seu tempero climático. ZHU dificilmente erra com suas ideias e dessa vez não foi diferente, a mistura de sua assinatura sonora e alguns elementos de Harris faz com que a faixa ganhe camadas ainda mais interessantes. Pra não deixar o bonde passar é só apertar o play e ser feliz.

Set da semana/dica nacional: Gui Boratto  - Live @ Loveland Festival 2016

Gui Boratto liberou mais uma faixa de seu próximo disco, Pentagram. E pra gente entrar no clima do lançamento que acontece na próxima sexta-feira (1) nada melhor do que ouvir um de seus sets. Como eu costumo dizer: Cada pista com ele no comando é uma pista diferente e este set deixa isso bem nítido, com grandes momentos, nuances e atmosferas. Então, clica no play e vai. Abaixo você também pode ouvir a nova faixa, “Overload” - lançada com exclusividade pela Mixmag e que conta com vocais de Luciana Villanova.

Por hoje é só. Vale sempre lembrar que esta será uma semana mais curta. Então descansem e já preparem a agenda para o que deve vir por ai.