Filmes

Notícia

Os primeiros minutos de Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge | Da Frigideira

Assistimos à introdução e Missão Impossível: Protocolo Fantasma na maior tela de cinema do mundo!

17.12.2011, às 07H38.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H33

A maior tela de cinema do mundo fica em Darling Harbour, na cidade de Sydney, Austrália. Estou por aqui para uma cobertura sobre a qual ainda não posso comentar, mas aproveitei um dia de folga para desembolsar os quase 60 reais do ingresso do IMAX para assistir ao filme Missão Impossível: Protocolo Fantasma na supertela e, de quebra, ver os primeiros oito minutos de Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge.

Ok, confesso que minha prioridade era mesmo o Homem-Morcego - e minha insistência na bilheteria em confirmar se haveria a exibição da introdução antes da nova aventura de Ethan Hunt virou piada entre as atendentes: "Parece que você está mais interessado nos oito minutos do que no filme". É isso aí, moça.

Batman

Batman

Batman

Batman

Batman

Antes de mais nada, isso sim é um IMAX! Não os "IMINIS" que temos em três cidades no Brasil. Com 29,3 por 35,42 metros, o cinema é colossal. Sentado exatamente no meio, e umas duas ou três fileiras à frente do que seria o centro da plateia, apontei o nariz para a tela e fiz um teste: para enxergar os cantos esquerdo e direito do cinema eu tive que virar os olhos quase que totalmente para os lados. Imersão completa!

Christopher Nolan, que não quer saber de 3D e adora a película monstruosa 70mm do formato, sabe como ninguém usar essa ferramenta para entregar uma experiência visualmente inescapável. Sem spoilers, o vídeo começa "light", com James Gordon (Gary Oldman) ainda em formato widescreen... ele discursa sobre Harvey Dent, até que a cena muda - e a tela é gloriosamente preenchida de alto a baixo com um cenário campestre e montanhoso, por onde voa um avião. Um sujeito atrás de mim soltou o "wow" que eu consegui segurar. A sensação foi vertiginosa.

A prévia apresenta alguns novos personagens, incluindo o "homem da máscara", Bane (Tom Hardy). Nolan parece ter ignorado toda e qualquer ligação do personagem com os quadrinhos e recriou-o à sua maneira. O espírito do vilão, porém, está ali. Afinal, ele foi inventado na saga "A Queda do Morcego" para ser um oponente intelectual e fisicamente superior ao Batman. O sequestro que vemos ele operando nessa introdução - e a maneira brutal, audaciosa e quase suicida como ele o realiza - é prova de que isso permanece intacto. O grande problema me pareceu a voz do personagem. O ar de aristocrata inglês não combinou com Bane e seu tamanho (o sujeito é um gorila). Com a voz saindo da máscara, também ficou muito difícil entender o que ele estava falando. Felizmente, teremos legendas no filme no Brasil, o que resolverá esse problema.

De qualquer maneira, o espetáculo visual dessa introdução, evidenciado pelo maior IMAX do mundo, foi um tremendo aperitivo para o filme que estreia em 27 de julho de 2012. A seguir, cenas breves, todas no formatão (o longa, como o anterior, não foi 100% rodado em 70mm), mostraram o Batman em ação, as cenas de perseguição entre Bat-asa, Batmóveis e Batpod; um vislumbre da Mulher-Gato, Bane contra Batman e os choques entre multidões que vimos durante semanas em imagens e vídeos vazados dos sets de filmagem. A montagem não pareceu um trailer, mas mais um teaser, sem contar história alguma. Resta torcer para que esse material também chegue ao Brasil. O impacto certamente será muito melhor no cinema do que na tela do computador.

Quando ao Missão Impossível: Protocolo Fantasma, a crítica será divulgada na semana que vem, quando o filme chega ao Brasil. Teremos também entrevistas com parte do elenco. E por falar em entrevista... fique de olho no Omelete para mais bat-surpresas exclusivas!!! Vem coisa boa por aí...