O músico Monty Norman (Reprodução)

Créditos da imagem: O músico Monty Norman (Reprodução)

Filmes

Notícia

Morre Monty Norman, compositor do tema clássico de James Bond, aos 94

Músico criou o instrumental que acompanha 007 desde Dr. No (1962)

Omelete
2 min de leitura
Caio Coletti
11.07.2022, às 13H20

O músico Monty Norman, mais conhecido por compor o icônico tema instrumental de James Bond, que acompanha o personagem desde 007 Contra o Satânico Dr. No (1962), morreu aos 94 anos.

A notícia foi confirmada pela família do londrino, em seu site oficial. O texto diz que Norman faleceu após "uma curta doença", embora não especifique a natureza dela.

Norman começou carreira como cantor de big bands nos anos 50 e 60, se apresentando com nomes grandes da música e dos programas de variedades da época, como Cyril Stapleton, Benny HillPeter Sellers.

Depois, ele fez a transição para os musicais de palco. Seu trabalho em Belle foi notado pelo produtor Cubby Broccoli, que o chamou para escrever a música de O Satânico Dr. No, inlcuindo o clássico tema inicial.

Insatisfeita com o arranjo de Norman, no entanto, a equipe do longa pediu para John Barry reimaginar o tema. Ao longo dos anos, Norman ganhou royalties pela composição e vários processos de difamação contra publicações que alegavam que Barry havia escrito o tema.

Além de Bond, o músico também compôs a trilha do clássico de terror O Monstro de Duas Caras (1960) e o musical Irma La Doulce, que foi adaptado para o cinema por Billy Wilder em 1963.

O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no Youtube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.