Icone Chippu

Alguém disse desconto? Com o Chippu você tem ofertas imperdíveis de streamings e Gift cards! Corre!

Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Icone Conheça Chippu Ver ofertas
Icone Fechar
Filmes
Crítica

Crítica: O Sol do Meio-Dia

Seis anos depois de Narradores de Javé, Eliane Caffé conta história similar à de Cidade Baixa

MH
28.10.2009, às 22H00.
Atualizada em 07.11.2016, ÀS 23H04
Diz muito sobre O Sol do Meio-Dia

Omelete Recomenda

o sol do meio-dia

None
o fato de Chico Diaz e
Luiz Carlos Vasconcelos terem dividido o prêmio de melhor ator no Festival do Rio 2009. O primeiro filme da diretora Eliane Caffé depois dos seis anos que o separam de Narradores de Javé (2003) joga tudo na atuação da dupla.

Mais especificamente, joga tudo na capacidade de Diaz e Vasconcelos de preencher os vazios que o roteiro deixa na hora de construir os personagens. De Artur (Vasconcelos) sabemos apenas que está deixando a cadeia depois de cometer um crime pelo qual, aparentemente, ainda não se perdoou. O drama do barqueiro Matuim é mais imediato mas não menos complicado: morreu seu pai e, para evitar os parceiros de negócio do velho, ele decide fugir para Belém.

A partir daí - do acaso que une Artur e Matuim rio acima - surge um triângulo amoroso que lembra bastante Cidade Baixa. Lembra não só por sua premissa, como também pelas relações cheias de coisas não ditas que pontua o filme, dentro de uma linha de roteiro mínimo, conflitos interiorizados e interpretações naturalistas que nos últimos anos tem se tornado norma no cinema autoral nacional.

É uma proposta ligeiramente diferente do que a diretora vinha fazendo em Kenoma (1998) e Javé, que partiam de dramas individuais para falar de temas mais amplos, mais "importantes". Ao reduzir a ambição em O Sol do Meio-Dia, Caffé patina um pouco. São interrogações demais, que a certa altura se somam a outras interrogações, e algumas não se resolvem a contento. A câmera está colada ao corpo dos dois o tempo inteiro, mas à procura de desvendar o quê?

Parece que os dois atores, no fim das contas, sabem tanto dos seus personagens quanto nós - e nessa mise-en-scéne à cata urgente de algo a reter, muito se perde por não saber o que se procura.

Nota do Crítico

Regular
Marcelo Hessel

O Sol do Meio-Dia

O Sol do Meio-Dia

2006
01.10.2010
106 min
Drama
País: Brasil
Classificação: 14 anos
Direção: Eliane Caffe
Elenco: Cláudia Assunção, Chico Díaz, Luiz Carlos Vasconcelos
Onde assistir:
Oferecido por

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.