HQ/Livros

Notícia

Marvel afasta desenhista que incluiu mensagem política em HQ dos X-Men

Ardian Syaf diz que arca com as consequência e que sua carreira está "encerrada"

12.04.2017, às 12H21.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H48

A Marvel Comics anunciou que está encerrando o seu contrato com o desenhista indonésio Ardian Syaf, depois que leitores identificaram nos últimos dias mensagens políticas na primeira edição de X-Men: Gold, um dos novos títulos dos X-Men após Inhumans vs X-Men. A decisão tem "efeito imediato", segundo a editora, mas a arte do indonésio ainda será vista nas edições 2 e 3, já impressas.

As mensagens apareceram numa camiseta vestida por Colossus, com a inscrição "QS 5:51", e depois em uma fachada de loja, com o número 212. O primeiro se refere a um verso do Alcorão que pede que muçulmanos não tomem judeus e cristãos como aliados e que diz que "Alá não guia pessoas de má fé". O verso tem sido repetido em protestos políticos na capital da Indonésia, Jacarta, contra o governo de Basuki Tjahaja Purnama, cristão. "212" cita um protesto ocorrido em 2 de dezembro de 2016 em que 200 mil pessoas marcharam contra Purnama depois que o governador supostamente blasfemou contra o Alcorão durante um discurso.

A religião predominante na Indonésia é a muçulmana. No seu Facebook, Syaf escreveu que "sua carreira terminou". "Isso é consequência do que eu fiz, e aceito. Por favor, parem com a chacota, a discussão e o ódio. Espero que todos fiquem em paz."

Segundo o desenhista, o verso em questão "é o número da justiça. É o número do amor. Meu amor ao sagrado Alcorão, meu amor ao último profeta, o mensageiro... Meu amor a Alá, o Único Deus".

R.B. Silva assume os desenhos das edições 4 (que originalmente ficaria com Syaf), 5 e 6. Já Ken Lashley desenha as três edições seguintes. O plano original da editora era ter Syaf como titular da série e colocar Silva e Lashley na rotação dos artistas secundários.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.