A Evolução Visual do Wolverine

HQ/Livros

Artigo

A Evolução Visual do Wolverine

De carcaju amarelo a zumbi, conheça os estilos que marcaram a história do mutante

Natália Bridi
01.10.2019
14h25

Para ser o melhor naquilo que faz, "mesmo que não seja nada agradável", Wolverine já desfilou os mais variados figurinos. Inspirado pelos traços do carcaju - animal que vive em zonas frias da Sibéria, Escandinávia, Alasca e Canadá -, o visual do mutante criado por Len Wein,John Romita Herb Trimpe passou por uma paleta de cores variadas, perdeu mangas e ganhou pelos ao longo do anos. Logan também já apareceu disfarçado com um tapa-olho, perdeu uma mão, encarnou um dos Cavaleiros do Apocalipse e acabou aos pedaços como zumbi. Confira a evolução visual do Wolverine, nos quadrinhos, no cinema e na TV:

1974 - Uniforme Amarelo Original

Wolverine 1974Wolverine 1974

Na sua primeira aparição em The Incredible Hulk #180/ 181, o Wolverine, imaginado por John Romita e desenhado por Herb Trimpe, tinha uma máscara com o nariz preto e bigodes. Originalmente, Len Wein, o cocriador do personagem, pretendia que as garras fossem fixas nas luvas e não retráteis.

1975 - Uniforme Amarelo Clássico

Wolverine 1975Wolverine 1975

Wolverine se juntou aos X-Men em Giant-Size X-Men #1. Reza a lenda que Gil Kane errou a mão na hora de desenhar a máscara do Wolverine na capa, dando ao herói orelhas no estilo do Batman e olhos brancos. O desenhista Dave Cockrum teria gostado da mudança e adaptou as páginas internas da revista para incorporar o novo visual do mutante. O uniforme voltaria a ser usado na década de 90, nos quadrinhos e na série animada dos X-Men.

1977 - Unifome Fang

Wolverine 1977

Em Uncanny X-Men #107, Dave Cockrum achou que seria divertido, no seu último trabalho na série, desenhar um uniforme que fosse dar trabalho para o próximo artista da HQ. Na história, depois que sua roupa é destruída, Wolverine rouba o uniforme de Fang, membro da Guarda Imperial Shi'ar. O uniforme amarelo e marrom com detalhes feitos de ossos e caveiras foi usado em apenas duas edições. Uma versão deste mesmo traje seria apareceria anos depois no corpo de X-23, a clone de Wolverine criada em 2003.

1980 - Uniforme Marrom

Wolverine 1980

John Byrne levou o seu próprio design ao uniforme do mutante em Uncanny X-Men #139. Um ano antes, o desenhista já havia removido as mangas do uniforme, deixando expostos os característicos pelos do carcaju. Com algumas variações, o uniforme seria usado por quase toda a década de 80, aparecendo em clássicos como Eu, Wolverine (a saga japonesa desenhada por Frank Miller e escrita por Chris Claremont em 1982, base para Wolverine - Imortal). O uniforme também aparece, com variações, na série Wolverine: Origins de 2006, criada por Daniel Way e Steve Dillon, e em animações como X-Men: Evolution.

1981 - Traje Civil

Wolverine 1981Wolverine 1981

No arco Dias de Um Futuro Esquecido, publicado em Uncanny X-Men #141, Chris ClaremontJohn ByrneTerry Austin mostram um Wolverine do futuro envelhecido por fios grisalhos e usando calça, camiseta e jaqueta de aviador.

1988 - Uniforme Negro

Wolverine 1988Wolverine 1988

Quando estreou a sua série mensal, Wolverine ganhou uma roupa preta e pintura facial de John Buscema. Porém, na Uncanny X-Men o mutante continuava com o uniforme marrom.

1989 - Caolho

Wolverine 1989Wolverine 1988

Em Wolverine Vol. 2 #4, Logan se torna o bartender Caolho e começa a trabalhar como agente secreto em Madripoor, a ilha asiática do universo Marvel. Um simples tapa-olho bastou para encobrir a verdadeira identidade do mutante.

1991 - Azul e Dourado

Wolverine 1991

Durante o arco desenhado por Jim Lee, a partir de Uncanny X-Men #275, os X-Men ganharam uniformes inspirados no figurino da formação original do time de mutantes. Wolverine voltou ao traje marrom para o lançamento de X-Men #1.

1991 - Arma X

Wolverine 1991Wolverine 1991

Na década de 90, os mistérios sobre Wolverine começaram a ser desvendados. Em Marvel Comics Presents #72, o mutante aparece pela primeira vez com o seu visual de rato de laboratório, com cabos e fios pelo corpo.

1992 - Amarelo Clássico II

Wolverine 1992Wolverine 1992

Depois da saída de Chris Claramont, John Byrne voltou a colaborar com Jim Lee, queanunciou orgulhoso a volta do "verdadeiro" uniforme. Na versão de Lee para o traje clássico, as orelhas foram alongadas e o cinto comum deu lugar ao tradicional X. Além dos quadrinhos, o uniforme de Lee também aparece em X-Men: The Animated Series.

1992 - Equipe X

Wolverine 1992Wolverine 1992

Em X-Men Vol. #5, Wolverine relembra a primeira vez em que enfrentou Omega Red ao lado de Dentes-de-Sabre (então Victor Creed) e Maverick, marcando a primeira aparição das forças especiais no universo X-Men. O uniforme consiste em uma roupa preta coberta de cintos e bolsos em amarelo. O time também aparece em X-Men Origens: Wolverine, com uma formação diferente (e sem os uniformes), e nas animações X-Men: Animated Series e Wolverine and the X-Men.

1994 - Garras de Osso

Wolverine 1994Wolverine 1994

Em X-Men #25, Magneto extrai o Adamantium do corpo de Wolverine, revelando que seus ossos estavam apenas cobertos pelo metal e que o mutante já havia nascido com as garras.

1995 - Era do Apocalipse

Wolverine 1995Wolverine Apocalipse

Quando Legião, o filho de Xavier, viaja no tempo e acidentalmente mata o próprio pai, ele transforma dramaticamente a realidade dos X-Men. Em um mundo dominado por Apocalipse, Logan passa a chamar a si mesmo de Arma X e usa uma uma variação vermelha e azul do uniforme amarelo clássico. A mudança mais significativa, porém, é a ausência da mão esquerda do mutante, desintegrada pelas rajadas ópticas de Ciclope. Ainda assim, o Wolverine maneta manteve as suas garras.

1996 - Selvagem

Wolverine 1996Wolverine Selvagem

Depois de passar quase dois anos com as garras de osso, os fãs estavam começando a ficar ansiosos pela volta do Adamantium. Em Wolverine #100, o mutante recebeu novamente o tratamento de metal, mas seu corpo rejeitou o material, criando uma versão selvagem de Logan. Algumas edições depois, ele passou a usar uma bandana para cobrir o rosto. O arco foi rejeitado pelos fãs e o visual foi prontamente abandonado.

2000 - Morte

Wolverine 2000Wolverine 2000

Durante o arco Apocalyse: Os Doze, Wolverine é capturado e transformado no Cavaleiro da Morte de Apocalipse. O traje azul tem traços medievais e é ornado por caveiras de demônios e uma capa vermelha. Uma espada serve de acessório.

2000 - Filmes

Wolverine 2000Wolverine 2000Wolverine 2003

A versão de Bryan Singer apresentou o mutante nas versões civil (com calça, camisa/regata e jaqueta de courou) e uniformizada (couro preto com detalhes amarelos), sempre sem a máscara. Os figurinos dos filmes seguintes - X-Men 2 e X-Men 3 - O Confronto Final - seguiram na mesma linha, com pequenas variações. Além das garras, que despontam das juntas e não da metade da mão, a maior diferença do carcaju cinematográfico em relação aos dos quadrinhos está na altura. O personagem passou de nanico, com o seu 1,60m, para o alto dos 1,90m de Hugh Jackman.

2000 - X-Men Evolution

Wolverine 2000

O uniforme da série animada tem como base o traje marrom e coloca Logan para salvar o dia de preto, laranja e botas longas.

2001 - Origem

Wolverine Origem

A minissérie criada por Paul JenkinsAndy Kubert nos apresentou a James Howlett, o menino doente que passava seus dias de camisola no final de 1800 até que uma tragédia dá início a transformação do menino frágil no famoso mutante.

2001 - Ultimate

Wolverine 2001Wolverine 2001

Na versão da Marvel para os novos leitores, Wolverine adotou o amarelo e preto como cores.

2001 - Couro

Wolverine 2001Wolverine 2001

Gran Morrinson e Frank Quitely alinharam o visual dos quadrinhos com o filme em New X-Men #114, dando a Logan um uniforme de couro preto com detalhes em amarelo.

2002 - Evolution II

Wolverine 2002

A terceira temporada de X-Men:Evolution introduziu um novo traje, seguido a estética dos filmes: preto, amarelo e nada de máscara.

2003 - Ultimate II

Wolverine 2003Wolverine Ultimate

Wolverine ganhou uma variação do uniforme original do universo Ultimate, acrescentando mais detalhes ao traje.

2004 - Astonishing

Wolverine 2004Wolverine 2004

A versão de Joss Whedon e John Cassady representou um retorno ao visual original do mutante, com um traje azul e amarelo e a máscara com orelhas menores. Um uniforme parecido também aparece na animação Wolverine and the X-Men, de 2009.

2005 - Zumbi

Wolverien zumbiWolverine Zumbi

Na versão zumbi do universo Marvel, na Terra-2149, todos os heróis e vilões foram infectados com o vírus dos mortos-vivos. O visual consiste em um Wolverine sem fator de cura, perdendo os pedaços a cada conflito.

2008 - X-Force

Wolverine 2008Wolverine 2008

Apesar de manter o uniforme Astonishig, Wolverine também passou a usar um traje preto e cinza nas missões da X-Force.

2008 - Velho Logan

Wolverine 2008Wolverine 2008

Em Wolverine Vol. 3 #67, Mark Millare Steve McNiven se inspiraram em Clint Eastwood e Os Imperdoáveis para mostrar um Wolverine velho, com os cabelos curtos, em um futuro sem heróis. Aposentado, ele aceita soltar suas garras mais uma vez.

2009 - Origens

Wolverine 2009

Regata branca, calça e uma eventual jaqueta de couro formam o traje oficial de Wolverine no seu primeiro filme solo.

2011 - Anime

Wolverine 2011Wolverine  2011

Na versão para a animação japonesa da Marvel, Logan aparece em Marvel Anime: Wolverine com um visual civil, marcado por uma camisa/jaqueta vermelha (inspirado no visual do Wolverine Caolho de 1989). Já em Marvel Anime: X-Men, o mutante ganha um visual mais pesado em azul, preto e amarelo.

2013 - Imortal

Wolverine 2013

Para a versão cinematográfica da saga japonesa do herói, o diretor James Mangold preferiu dispensar o uniforme marrom dos quadrinhos, deixando Logan apenas de calça e sem camisa.

2017 - Logan

Fechando a trilogia do Wolverine nos cinemas, o filme Logan se inspirou na HQ Velho Logan, portanto o herói utiliza roupas comuns durante o longa. Na trama, o herói trabalha como motorista, portanto usa um terno como uniforme. Com o desenrolar da trama, o protagonista se disfarça como civil e passa a usar roupas casuais como camisa e calça jeans.

2018 - Retorno de Wolverine

Após passar um tempo morto nas HQs, o carcaju voltou a vida na HQ Retorno de Wolverine. Na trama, Logan invade a empresa Soteira, que trabalha em um misterioso projeto envolvendo clonagem. Após uma intensa luta contra os funcionários do local e até um tigre, o clássico traje amarelo e azul do personagem fica destruído. Ele então decide vestir o uniforme dos próprios funcionários da empresa para auxiliar em sua missão, já que assim fica mais fácil se infiltrar pelos laboratórios do lugar.